terça-feira, 25 de novembro de 2014

Assembleia implanta projeto que vai assegurar a Cidadania Eletrônica

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS) disse esta noite (24), ao lançar o “Assembleia Interativa”, que o novo projeto aumenta a integração horizontal, muda os processos de governança, reinventa a forma de gestão, melhora os mecanismos de prestação de serviços e redefine as relações com a sociedade, propiciando a Cidadania Eletrônica, com mais informação, transparência e participação.

“O projeto Assembleia Interativa nasce para disponibilizar os recursos de tecnologia da informação, visando melhorar a interatividade e o acesso do cidadão ao Legislativo na entrega de serviços, na expansão das ações educacionais, na possibilidade do envolvimento e diálogo e no fornecimento de informações. Com essa implantação abrimos um amplo leque de possibilidades, a partir de convênios firmados entre a Assembleia Legislativa e as Câmaras Municipais”, afirmou.

Ricardo Motta destacou ainda que o Assembleia Interativa vai fortalecer a integração institucional por meio de cooperação para a expansão de ações educacionais conjuntas de capacitação, de atualização de conhecimentos e de treinamentos de agentes públicos.

“Por meio da Assembleia Interativa, sob a gestão do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) iremos ampliar, com uma variedade de plataformas, os canais de acesso, compartilhamento e interação da Assembleia Legislativa com os cidadãos, que passarão a interagir de forma sistêmica nas audiências públicas, bem como nos trabalhos legislativos, garantido maior transparência. Além disso, vai possibilitar a interiorização e a ampliação das atividades de capacitação pelo ILP aos servidores e público, através do ensino à distância”, destacou.

O diretor do ILP, professor Mizael Barreto disse logo após a solenidade de implantação do Projeto, que “hoje foi o grande teste para os professores do Instituto com atividade acadêmica da pós-graduação em Gestão Pública, servidores da Assembleia e Câmaras Municipais. O projeto Assembleia Interativa vi promover a integração do Legislativo estadual com as câmaras municipais com cursos para os servidores pelo sistema de vídeo conferência”.

O secretário de Tecnologia da Informação da Assembleia, Adriano Motta também reforçou a maior proximidade do Legislativo com o cidadão de forma interativa. “Os eventos, como audiência pública, palestras, seminários vão ser disponibilizados tanto no momento que estão sendo realizados como em gravação”.

Marcando a implantação do Projeto foi realizada uma vídeo conferência sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal pelo professor Luciano Ramos, Procurador Geral de Contas, direto de sua sala no Tribunal de Contas do Estado para os alunos de Pós-graduação que estavam no ILP e os participantes da solenidade no auditório da Assembleia Legislativa.

Participaram do lançamento do Projeto, vereadores de Caraúbas, Assu, Ceará Mirim, Lajes, Canguaretama, Macaíba, Extremoz e São Paulo do Potengi.