sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Rafael Motta: Nas ondas da políticas.

Com a mesma versatilidade com que domina o movimento das ondas numa prancha de surf, o vereador Rafael Motta (PROS), 28, conseguiu repetir na eleição para a Câmara Federal a proeza que o levou a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Natal há dois anos. Naquela foi o segundo vereador mais votado e nesta o segundo deputado federal entre os que obtiveram maior quantidade de votos.

É verdade que os compromissos políticos tem afastado sua pessoa do prazer de deslizar nas ondas do mar e também do sonho de ser piloto aviador, sonho este que, por sinal, ainda não desistiu de alcançar. Contudo, aposta no trabalho já realizado no legislativo municipal para desenvolver um mandato produtivo para o estado na esfera federal.

Nascido em Natal em 1986, ano em que seu pai Ricardo Motta, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, disputava a primeira eleição, Rafael não despertou de imediato para a política, embora tenha herdado da família o interesse pela vida pública. Seu avô Clóvis Motta, pai do seu pai, foi vice-governador e deputado federal, chegando a ocupar o cargo de presidente interino do Congresso em 1963.

Desde a adolescência, Rafael gostava de praticar esportes de prancha, a começar pelo surf. “Sou surfista, embora não tenha mais tempo para praticar essas atividades, mas sempre gostei e pratiquei surf, kitesurfe e também fiz curso de paraquedismo. Sempre alimentei um sonho de ser piloto de avião”, conta. Ele até tentou ingressar na EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) de Minas Gerais, mas no mesmo período acabou optando pela realização de outro desejo: estudar no exterior.

Foi na Nova Zelândia, portanto, que Rafael teve seu primeiro emprego numa rede de pizzarias, onde ganhava 7 dólares por hora, trabalhando quando saia da aula, entre as 17h e 23h. Em 2006 retornou à Natal e foi aprovado no vestibular da UFRN para o curso em que se formou, Engenharia da Produção.

No meio do curso viajou para a Espanha, onde tem parentes que trabalham com a arte do cinema. “Foi um dos momentos marcantes na minha vida porque convivi de perto com a arte, com pessoas que fazem a arte. Tive contato com a cultura espanhola”, relembra. “Foram quatro meses de intensa cultura que muito me fizeram ver o mundo das artes com outros olhos”. Isso se deve, diz, à convivência com o tio Fernando Rodríguez Trueba, que é cineasta, diretor, roteirista, produtor e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1993 com o longa metragem “Belle Époque”.

No Rio Grande do Norte, o novo deputado também trabalhou no setor de informática do Tribunal de Justiça até chegar à Subsecretaria da Juventude do estado em 2011, mas o sonho de ser piloto ainda não se perdeu entre as poucas mas intensas eleições que participou. “Eu ainda pretendo cursar e concluir o curso de piloto privado. É um desejo pessoal que não esqueci”, declara o ainda vereador.


Fonte: O Jornal de Hoje.