terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Educação é tema do primeiro pronunciamento de Rafael Motta na Câmara dos Deputados

(Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados)
A educação foi o tema do primeiro pronunciamento feito pelo deputado federal Rafael Motta (PROS) na tribuna da Câmara dos Deputados, realizado na tarde desta quinta-feira (5). No discurso, o parlamentar reafirmou que vai trabalhar para melhorar o ensino no País e lutar por mais políticas públicas para a juventude do Rio Grande do Norte. Além disso, diante da crise energética que o Brasil enfrenta, Rafael também defendeu mais recursos para os parques eólicos do RN.

“Atualmente, o déficit no RN é de 187 ônibus escolares, realidade que queremos mudar. Por isso, assumo neste plenário o meu compromisso com os estudantes potiguares. Como deputado federal, vou lutar para amenizar este problema. Esses alunos têm o direito de chegar a sua escola com dignidade e esse trajeto deve ser feito com segurança. Quero dizer que a educação, principalmente a do Rio Grande do Norte, terá sim mais um defensor nesta Casa”, afirmou Motta em seu pronunciamento.

Ainda na tribuna da Câmara, Rafael Motta, defendeu a continuidade do pagamento de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). “Esses estudantes realizam pesquisa na área de petróleo, gás e biocombustível, que constituem a terceira maior economia do estado. o último repasse para essas pesquisas foi realizado no ano de 2013 no valor de R$ 3,5 milhões. um valor pequeno, mas cujos efeitos futuros são incalculáveis”, disse o deputado.

Rafael Motta também abordou o setor energético brasileiro, que vive uma situação desafiadora. Desde 2010, as chuvas têm caído com menor intensidade exatamente nas regiões onde se encontram os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do País. O Nordeste é uma delas, ao lado do Sudeste e do Centro-Oeste. A maior parte desses reservatórios está com baixíssimo nível de água, em alguns casos com apenas um terço do nível que apresentavam em fevereiro de 2014.

E, diante disso, o deputado federal aproveitou para se mostrar a favor dos investimentos nos parques eólicos. “O RN é o estado do Brasil que mais possui usinas eólicas. As empresas já instaladas planejam expandir as suas atividades. as áreas que mais atraem esses investimentos atualmente estão nos municípios de João Câmara, Parazinho, Lagoa Nova, Bodó e Florânia, isso representa o desenvolvimento dos municípios do Estado”, afirmou.


Assessoria de Comunicação.