segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Robinson Faria quer plano hídrico contra a seca pronto até final de fevereiro

65uiiii
Com 90% dos municípios potiguares vivenciando estado de calamidade por conta da estiagem, o setor de recursos hídricos tornou-se prioridade na gestão do governador Robinson Faria (PSD). Ao secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, o governador cobrou  que o planejamento do setor fique pronto até o final de fevereiro. “Estamos fazendo um planejamento para quatro anos. As metas devem ficar prontas no final de fevereiro, que foi o prazo dado pelo governador”, afirma o secretário Mairton França.
Até lá, o governo deverá concluis o planejamento de integração das bacias; a conclusão de barragens como Oiticica; a construção de um canal e de dezenas de adutoras. Além disso, a pasta de Recursos Hídricos dará celeridade à criação dos mais diversos planos estaduais ligados à questão hídrica que ficaram paralisados ao longo dos últimos anos. Estão inclusos o Plano de Recursos Hídricos, Plano de Integração das Bacias, Plano de Manutenção das Barragens e Açudes. Na área de meio ambiente, os planos previstos são o Plano de Gestão Ambiental Compartilhada, o Plano Estadual de Combate à Desertificação e o Plano Estadual de Mudanças Climáticas.
“Com relação à política do Estado, vamos concluir a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, em andamento, e elaborar o Plano Estadual de Reusos de Água, que é o mesmo que São Paulo está implementando, para que a gente possa estabelecer em quatro anos no Estado e que diz respeito ao abastecimento de água”, frisou o secretário.
EMERGENCIAIS
Enquanto isso, o governo atua para destravar obras e ações em andamento, como a questão envolvendo Oiticica. Na semana passada, o governador Robinson Faria deu atenção ao impasse envolvendo a construção da barragem, paralisada em função de discordâncias em relação às indenizações. Enquanto isso, o secretário estadual esteve em Brasília, na quinta, para apresentar parte das demandas do Estado ao secretário nacional de Recursos Hídricos, do Ministério da Integração Nacional.
A visão do governo é que o setor de Recursos Hídricos do RN esteve “reativo” nos últimos governos, diferentemente do ideal, que seria um órgão “proativo”, dado que a problemática da seca é uma constante no RN, mas um problema que pode ser equacionado a médio e longo prazo, desde que haja planejamento adequado e execução, sobretudo a partir de investimentos geralmente conquistados por meio de programas, parcerias e convênios com órgãos do governo federal.


FONTE: Alex Viana, Repórter de Política, Jornal de Hoje.