sexta-feira, 20 de março de 2015

1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN será realizado nesta sexta feira

O 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN será realizado nesta sexta-feira (20), com palestras do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, governador Robson Faria, entre outras entidades públicas. O evento promovido em uma ação conjunta das Federações das Câmaras dos Vereadores do Rio Grande do Norte (FECAM/RN) e dos Municípios do Estado (FEMURN) terá início às 15h, na Escola do Governo (Centro Administrativo em Natal/RN). A inscrição é gratuita e poderá ser realizada a partir das 14h no local. Também serão emitidos os certificados de participação.

A expectativa é a presença de mais de mil participantes no encontro. A partir das 15h, o governador Robinson Faria abre a programação do 1° Encontro de Prefeito e Vereadores do Rio Grande do Norte com uma palestra sobre orçamento participativo e municipalismo. O Ponto alto do evento será a palestra “Oportunidades para os municípios do RN”, apresentada pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O encontro de Prefeitos e Vereadores será marcado ainda pela posse das diretorias da FEMURN e da FECAM/RN.


DOCUMENTO EM DEFESA DA REFORMA POLÍTICA

As Federações das Câmaras dos Vereadores do RN (FECAM/RN) e dos Municípios do Estado (FEMURN) entregarão a toda bancada federal do Estado um documento de apoio à realização da reforma política ampla que contemple a unificação de mandatos e pleitos em todos os níveis – municipal, estadual e federal, com o fim da reeleição no executivo. O entendimento é que há excesso de eleições e que a unificação vai gerar economicidade nos gastos de campanha.


O presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, informa que uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios detectou que mais de 80% dos gestores são favoráveis às eleições gerais e mais de 70% favoráveis ao fim da reeleição no executivo, após mandatos de cinco anos corridos. “Além de reduzir gastos, favorece o desenvolvimento de políticas públicas de médio e longo prazo”, defende o presidente da FEMURN e prefeito de Mossoró.

O presidente da FECAM/RN e presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró, Jório Nogueira, também ressalta a importância da reforma política. Ele lembra que a União dos Vereadores do Brasil prega a instituição de eleições gerais e mandatos de cinco anos em todos os níveis. “A população brasileira não aceita mais pagar a conta da realização de eleições a cada dois anos. A sociedade clama por esta reforma a fim de atender melhor a população e tornar mais eficientes as ações de governo integradas entre as três esferas, federal, estadual e municipal”, destaca o presidente da FECAM/RN, Jório Nogueira.


Assessoria de Comunicação.