segunda-feira, 23 de março de 2015

Chove no interior, mas RN ainda está em situação de seca extrema

Chuvas acima de 100 milímetros em áreas rurais de algumas cidades do sertão do Rio Grande do Norte confirmam, em parte, a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segundo a qual parte do Nordeste teria um final de semana típico de inverno.

E qual é a previsão do Inmet?

“As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas ocasionais de vento em áreas isoladas no norte do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco.”

Chuva forte, sim; rajadas de vento, por enquanto, não há notícias por aqui.

De acordo com o blog do jornalista Robinson Pires, choveu 105 milímetros, sábado, no Sítio Salitre; 90 no Caridade (Caicó); 81 na Fazenda Angicos (São Fernando); 80 no Sítio Quixaba (São José do Seridó); 75 no Sítio Santa Cruz (Jardim de Piranhas); 70 nas Trincheiras (Messias Targino) e Fechado (Jardim de Piranhas).

Os relatos mostram uma ampla faixa de terra banhada pelas chuvas do Seridó em direção ao Médio Oeste.

Em Patu choveu 58 milímetros no sábado, segundo informações do Batalhão da Polícia Militar, onde fica o pluviômetro da Emparn – Empresa de Pesquisa Agropecuária – que monitora as chuvas no Rio Grande do Norte.

Na manhã deste domingo, internautas postaram fotos barreiros tomando água no interior do Estado.

O inverno no RN vai de fevereiro a maio. Entre 1° de janeiro e 20 de março, o município com maior volume de chuvas é Portalegre, na região serrana do Alto Oeste, com 465,3 milímetros.

No entanto, levantamento feito pela Emparn mostra que 145 municípios – dos 145 analisados – estão em situação “muito seco”, apesar das chuvas que começaram a cair da semana passada para cá.

Para o inverno ser considerado normal, Portalegre teria de atingir a média histórica de 654,7 milímetros de chuvas no ano. Neste momento, a situação está num estágio de transição de “muito seco” para “seco”.


Tribuna do Norte.