quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Hermano quer debate permanente sobre produção rural no RN

Os problemas decorrentes da seca voltaram ao debate na Assembleia Legislativa. Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) relatou problemas em diversos setores da produção agropecuária e anunciou que vai solicitar aos demais deputados, através de requerimento, a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Prudutivo Rural. O requerimento será apresentado nesta quinta-feira (15), durante a sessão que será realizada na Festa do Boi.

Imagem: Eduardo Maia.
"Esse e um setor responsável por uma grande contribuição ao estado e que passa por graves problemas devido à estiagem prolongada, que já dura quatro anos. É preciso se pensar e discutir ações que possam colaborar com as pessoas que atuam no setor produtivo do campo", disse Hermano Morais.

Segundo o deputado, a situação de emergência devido à seca tem se refletido diretamente no bolso dos produtores. Sem pastagens para o gado, os produtores têm apresentado gastos mais significativos com a manutenção dos rebanhos e, com isso, os prejuízos aumentaram.

"O Rio Grande do Norte tem 92% de seu território em área de semiárido. As pastagens, infelizmente, hoje quase não existem mais e os produtores têm visto os rebanhos diminuírem. Os produtores de pequeno porte estão pré-falidos, infelizmente", disse Hermano, relatando queixas de pessoas que atuam na produção de leite no estado.

Para o deputado, é preciso que se discuta a inclusão de pequenos produtores, que não se enquadram em situação de agricultura familiar, em programas de incentivo e proteção desenvolvidos pelo Governo do Estado.

"Espero a aprovação da Frente para que possamos manter uma discussão de forma responsável, ouvindo os diversos setores, e encontrando soluções para esse setor, já que o ano que se avizinha também deverá ser de seca", disse.


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação