sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Novo índice avalia situação da Educação Nacional e Lajes é destaque no RN


Na última quarta-feira, 07, foi lançado em São Paulo um novo índice que mostra a realidade da educação nos estados e municípios brasileiros: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB).
Comparando os índices das maiores cidades do Estado e da região central, Lajes se destaca na sua posição, deixando para trás municípios como Natal, São Gonçalo e Macaíba, que fazem parte da região metropolitana.
De acordo com o IOEB, o Brasil possui um índice de 4,5 e 3,9 no Rio Grande do Norte. Dos 167 municípios no Estado, o Município de Lajes encontra-se na 21ª posição na educação.
O Prefeito Benes Leocádio recebeu com alegria os dados do Centro da Liderança Pública. “Os dados do novo índice, a exemplo do que já ocorre com o IDEB, é o resultado da nossa soma de esforços em favor de nossa educação! Esses números comprovam que estamos no caminho certo e ainda apontam aonde podemos melhorar”, destacou o Prefeito de Lajes.
Durante nossa conversar com o prefeito Benes, ele nos falou sobre estes números e pontos positivos para a educação do município lembrando os investimentos feitos na área da educação nos últimos anos. Como exemplo, o chefe do executivo mencionou a estrutura física das escolas e da SEMEC, falando sobre climatizadores, transportes, pagamentos em dia, merenda pontual e de boa qualidade, capacitação pedagógica, programas implantados (que são vários), equipamentos, atividades culturais, investimentos realizados além do previsto com a UAB, parcerias com 1978654_660515400673422_870356851_nUFRN, UFERSA e IFRN.
Para a Secretária de Educação, a Professora Irene Martins, “O índice vem ratificar o nosso trabalho e nosso empenho em fazer sempre o melhor para nossos munícipes. Isso tudo é mérito da união e do trabalho de todos os profissionais que fazem a educação do nosso município”.
Idealizadores
O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por Fabiana de Felicio, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.
Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores.
“São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do Iobe.
“Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo – se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então todos esses elementos são capturados no indicador”,afirma Reynaldo Fernandes.
Compare abaixo o índice dos municípios potiguares de maiores receitas e aqueles que integram a região central do Estado:
Fonte: Blog do Robson.