terça-feira, 13 de outubro de 2015

Projeto de Gustavo Carvalho prevê a obrigatoriedade de exames preventivos contra o câncer

Outubro e novembro são meses dedicados às campanhas nacionais de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, e ao câncer de próstata, o “Novembro Azul”. Diante do momento, o deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) apresentou um Projeto de Lei, “Projeto Rosa Azul”, que tem como objetivo, a institucionalização de medidas preventivas de combate ao câncer pelo Estado do Rio Grande do Norte.

Imagem: João Gilberto.
“O Projeto de Lei dispõe sobre a obrigatoriedade do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, em disponibilizar gratuitamente a todos os usuários do sistema SUS a realização periódica de check-ups e exames para detectar doenças em estágio inicial e a salvar vidas”, disse Gustavo Carvalho.

De acordo com o deputado, dados oficiais revelam que a cada quatro novos casos de câncer descobertos, um é de mama. O número, segundo dados do IBGE, é consequência da dificuldade de acesso a consultas médicas ou desinformação sobre exames preventivos periódicos e da redução da taxa de natalidade.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer – INCA, só no Rio Grande do Norte são 39,61 casos de neoplasia maligna da mama feminina para cada 100 mil habitantes por ano. Já entre os homens, só em 2014, foram estimados 54,21 casos de câncer de próstata para cada 100 mil habitantes no RN.

“Já que a Constituição Federal dispõe que saúde é direito de todos e dever do Estado, a apresentação desse Projeto de Lei visa facilitar o diagnóstico precoce do câncer na população potiguar. Dessa forma peço aos nobres pares que nos acompanhe a mais essa iniciativa com a aprovação dessa matéria”, destacou Gustavo Carvalho.

Em aparte, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) destacou as ações da Casa durante o Outubro Rosa, em que a Assembleia e o grupo Reviver realizaram atendimentos de prevenção ao câncer de mama.

“O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. A importância do exame preventivo é que detectado precocemente tem no mínimo 95% de chances de cura. O assunto é de extrema relevância na área de saúde. A Assembleia Legislativa em parceria com o grupo Reviver teve a oportunidade de fazer quatro dias de atendimento na unidade móvel do grupo”, disse Ezequiel.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) destacou o momento econômico que o Brasil atravessa e falou sobre a garantia nacional que não está sendo cumprida.


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação