quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Volume excessivo de chuva, de até 300 mm, é previsto para cidades de GO, MG, MS e MT


Volume excessivo de chuva, de até 300 mm, é previsto para cidades de GO, MG, MS e MT
As simulações numéricas de diferentes organizações nacionais e internacionais projetam elevados volumes de chuva para as próximas 174 horas entre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Os maiores acumulados, a exemplo do que prevê o modelo brasileiro COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devem se concentrar em boa parte do centro, centro-norte, centro-sul, sudoeste e sul de Goiás, o que tende a elevar o nível dos rios de toda a bacia do rio Araguaia.
Também há previsão de grandes volumes de precipitação para municípios do oeste e sudoeste de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro.
A chuva também pode cair de forma generalizada e em grande quantidade em áreas do nordeste e norte de Mato Groso do Sul, o que tende a elevar ainda mais o nível dos rios da bacia do rio Taquari, na região de Coxim.
Também pode chover bastante nos próximos dias no sudeste de Mato Grosso, região de Alto Taquari, o que também permite a elevação do nível do rio Araguaia em decorrência do escoamento das águas do lado mato-grossense.
O estado de São Paulo, que teve vários municípios castigados por enchentes nos últimos dias, ainda deve contabilizar maiores volumes de precipitação na metade norte, principalmente nas regiões de Franca e Palestina, o que compromete a infraestrutura das cidades, mas por outro lado beneficia no aumento do nível do rio Grande, que segue muito baixo.
Também há sinalização para grandes volumes de chuva para áreas da Bahia, Piauí e Rio de Janeiro, entre 100 e 150 mm.
Os órgãos oficiais de meteorologia brasileiros, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) e Inmet, em seus boletins de aviso meteorológico expedidos para as Defesas Civis, mostram a condição para chuva forte nas próximas 24-48 horas, limite máximo de seus boletins.
monitoramento 14 01 16 2
(Crédito da imagem: Reprodução/Inmet)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
O portal De Olho No Tempo Meteorologia não realiza previsão de tempo ou expede aviso meteorológico. Para tal conteúdo acesse os órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, Cptec/Inpe ou Inmet.
Em situação de risco eminente em sua região contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
© 2000 – 2016. Todos direitos reservados ao portal De Olho No Tempo Meteorologia. Todo o material deste site pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído desde que mantida a fonte De Olho No Tempo Meteorologia.
Curta os canais do portal De Olho No Tempo Meteorologia
Facebook: https://www.facebook.com/deolhonotempometeorologia
Telegram: https://telegram.me/deolhonotempometeorologia
Twitter: https://twitter.com/deolhonotempo
Participe de nossos grupos do WhatsApp e envie imagens do tempo de sua cidade para (18) 99681-1555.
“O tempo não para. Nós também não”.
Fonte: De olho no tempo