Hermano promove Sessão Solene em homenagem a criação do Conselho Regional de Educação Física no RN HM

Foco Sertanejo
By -
O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) será o propositor da Sessão Solene em homenagem ao primeiro ano do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, também será realizada a entrega da comenda Sebastião Cunha aos profissionais que durante anos lutaram pela autonomia da profissão no Estado.  A referida solenidade terá início a partir das 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do RN.

A Educação Física foi regulamentada pela lei 9.696 de 1º de setembro de 1998, sendo instituído o Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, em novembro do mesmo ano, quando foram eleitos os primeiros Conselheiros Federais.

No início eram os próprios Conselheiros que custeavam as despesas com viagens e hospedagens para as reuniões Plenárias e Comissões.

Em 2010, assumiu a presidência do CREF10/PB-RN o Professor Caicoense, Francisco Borges de Araújo, vindo a ser reeleito em 2012, contando com mais 04 (quatro) Conselheiros do Rio Grande do Norte. Elizabeth Jatobá, Roberto Cabral, Hideraldo Santos e Evândalo Macedo.
A Seccional RN, submetida ao Conselho paraibano, passou a desenvolver um bom trabalho, o que fez com que o Presidente Borges solicitasse ao Conselho Federal a criação do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte.

Foi assim que em 09 de setembro de 2015, há exatamente um ano, o Conselho Federal publicou a Resolução CONFEF nº 284 criando o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região – CREF16/RN.
Só no primeiro semestre de 2016, o Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte, realizou 787 visitas de Orientação e Fiscalização em academias, escolas e clubes de 65 cidades do Estado, para tentar coibir a prática irregular da profissão.

O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável e não sofrer com problemas de saúde no futuro. Mas, não apenas nas academias e clubes que são necessários profissionais gabaritados. O trabalho tem que ser bem desenvolvido desde a escola e com atividades realizadas em praças e vias públicas.

Sobre Sebastião Cunha

Natural de Caicó/RN, o Sr. Sebastião Cunha, seja na academia ou com o exemplo de trabalho, inspirou toda uma geração de aprendizes e profissionais, destacando-se o seu vasto currículo de contribuições. Não por menos, sempre faz questão de enfatizar o seu triunfo por ter conseguido motivar vários alunos no prosseguimento de uma tarefa árdua, porém gratificante, a de educar pelo esporte.
Sua história de trajetória profissional, de fato, coincide com o período em que foram lançadas as bases para a regulamentação da profissão de educador físico em âmbito nacional.

De vasto currúculo, Sebastião Cunha tem três formações acadêmicas diferentes:Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil – Rio de Janeiro / RJ; Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da UFRN – Natal / RN e possui também Licenciatura Curta em Matemática pelo Curso de CADES  –  Recife / PE.

Mais especificamente no campo da Educação Física, Sebastião Cunha foi Fundador da Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Formação Odontológica de Natal, posteriormente transformada na FNDU; Coordenador do processo de transformação do setor de Esportes da SEEC / RN em  Departamento de Educação Física e Desporto – DED – atualmente CODESP e Coordenador do Curso de Educação Física da UFRN que conseguiu obter o reconhecimento do mesmo.

O quê: Sessão Solene pelo primeiro ano do Conselho Regional de Educação Física do RN e entrega da comenda Sebastião Cunha
Quando: Sexta-feira, 9 de setembro
Onde: Plenário Clóvis Motta, Assembleia Legislativa do RN
Horário: 9h30


#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!