sábado, 10 de setembro de 2016

Profissionais da Educação Física são homenageados na Assembleia Legislativa


Profissionais da Educação Física foram homenageados na manhã desta sexta-feira (9) em sessão solene alusiva ao aniversário de um ano de criação do Conselho Regional de Educação Física no RN (CREF-RN) e ao dia do profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º de setembro. A solenidade, proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB), ocorreu na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, também aconteceu a entrega da comenda Sebastião Cunha aos profissionais que durante anos se empenharam pela autonomia da profissão.

“O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para quem quer ter uma vida mais saudável. É consenso entre especialistas que o exercício físico é o melhor caminho, evitando obesidade, diabetes e doenças de circulação. A prática da educação física orientada proporciona benefícios biológicos, fisiológicos e sociais”, destacou o deputado Hermano Morais.

Presente na solenidade, o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, Cláudio Augusto, destacou a atuação do CREF-RN no fortalecimento da atividade no estado. “Fico feliz por estar ao lado de pessoas que acreditaram no esporte. Aqui presente, uma das pessoas que dignificou a profissão e que recebe merecida homenagem, professor Sebastião Cunha. Destaco também o papel do conselho regional, um trabalho muito forte, talvez até esplendoroso de fazer essa junção nacional. O conselho federal faz o cenário nacional, mas quem faz o cenário local são vocês”, disse.

O presidente do CREF RN, Francisco Borges de Araújo, preferiu destacar a importância do trabalho realizado ao longo desse primeiro ano através de um poema. Somente no primeiro semestre de 2016, o Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte realizou 787 visitas de Orientação e Fiscalização em academias, escolas e clubes de 65 cidades para tentar coibir a prática irregular da profissão. A Educação Física foi regulamentada pela lei 9.696 de 1º de setembro de 1998, sendo instituído o Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, em novembro do mesmo ano, quando foram eleitos os primeiros Conselheiros Federais.

Os educadores físicos Aldo Gondim Fernandes, Carmem Batista Gurgel do Amaral, Maria das Neves Dantas Pinto, Oliveiro Gomes da Silva e Pedro Galvão do Amaral foram agraciados com a medalha Sebastião Cunha. O próprio professor Sebastião Cunha esteve presente na solenidade e recebeu placa em homenagem aos anos de atuação na área, trajetória que mereceu a instituição de medalha com seu nome.

Sobre Sebastião Cunha
Natural de Caicó, Sebastião Cunha, inspirou toda uma geração de aprendizes e profissionais na academia ou com o exemplo de trabalho, destacando o seu vasto currículo de contribuições. Não por menos, sempre faz questão de enfatizar o seu triunfo por ter conseguido motivar vários alunos no prosseguimento de uma tarefa árdua, porém gratificante, a de educar pelo esporte.

Sua história de trajetória profissional, de fato, coincide com o período em que foram lançadas as bases para a regulamentação da profissão de educador físico em âmbito nacional.

Sebastião Cunha tem três formações acadêmicas diferentes: Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro); Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da UFRN (Natal-RN) e possui também Licenciatura Curta em Matemática pelo Curso de CADES (Recife-PE).

Mais especificamente no campo da Educação Física, o homenageado foi Fundador da Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Formação Odontológica de Natal, posteriormente transformada na FNDU; Coordenador do processo de transformação do setor de Esportes da SEEC/ RN em Departamento de Educação Física e Desporto – DED – atualmente CODESP e Coordenador do Curso de Educação Física da UFRN que conseguiu obter o reconhecimento do mesmo.