segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Campanha promove ações de combate à violência contra a mulher

O Governo do Estado, através da Secretaria extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promover a campanha “16 dias de ativismo pelo enfrentamento à violência contra a mulher”.  A campanha inicia neste domingo, dia 20, com a Blitz Educativa em alusão ao Dia Internacional da Consciência Negra, às 8 horas, na avenida Dr. João Medeiros Filho. A Blitz terá participação do DETRAN/RN que fará a entrega de panfletos informando os diversos tipos de violência doméstica, como também a rede de atendimento a mulheres que são vítimas.

A segunda atividade será promovida pela CODIMM que promoverá capacitação de servidores da segurança pública sobre as especificidades da violência de gênero. A palestra será realizada na Escola do Governo, no dia 22 de novembro, às 9h. 

A terceira atividade será realizada em parceria Com a ADRA Brasil e ocorrerá no largo da Avenida João Pessoa, às 10h, no dia 25 de novembro, dia internacional da não violência contra mulher. Na ocasião, será realizada a exposição do ônibus lilás, como também se realizará uma atividade para chamar a atenção da sociedade para os casos de violência de gênero. 

A quarta atividade será realizada na I Feira Étnico Racial, dia 26, organizada pela COEPPIR, em parceria com outras secretarias e com a SPM. A feira contará com a participação de mulheres de terreiro, indígenas, quilombolas de várias localidades do Estado.  

A quinta atividade acontecerá no dia 28 de novembro. As representantes da SPM participarão da semana da Justiça pela Paz em casa, realizado no município de Caicó/RN, com a presença do ônibus lilás e a presença de uma equipe multidisciplinar para atender as demandas postas no evento.  

A sexta atividade será realizada aos dias 29 e 30 de novembro nos municípios de Parelhas e Currais Novos, Acari e Santa Cruz, com o Projeto “Maria da Penha Vai às Escolas”. Na ocasião, será realizada uma palestra educativa nas escolas municipais ou estaduais. 

A sétima atividade será desenvolvida durante as festividades do Carnatal, entre os dias 01 a 04 de dezembro, em parceria com a SESAP. Na ocasião será utilizado o ônibus lilás para testes rápidos de DST’s com a divulgação dos resultados, bem como será realizada distribuição de camisinhas e informativos sobre os números das delegacias de atendimento às mulheres vítimas de violência. 

A oitava atividade será realizada na Assembleia Legislativa, no Dia do Ativismo Masculino pela Não Violência Contra a Mulher, o 05 de dezembro, às 10 horas, com sessão solene e distribuição do laço branco entre os parlamentares presentes.

A nona atividade será no Pavilhão Feminino da Penitenciária Dr. João Chaves, com a realização de atividades com as apenadas, contando ainda com a distribuição de livros arrecadados para a montagem da biblioteca da unidade prisional e a própria conscientização das mulheres em situação de prisão acerca da temática. A atividade será realizada no dia 05 de novembro, às 14 horas. 

A décima atividade será desenvolvida pelo Conselho Municipal da Mulher - a 3ª edição do concurso literário Nísia Floresta e Maria do Santíssimo. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal de Natal, ás 8h, no dia 06 de novembro. 

As atividades serão encerradas no dia 09 de dezembro, com a realização de atividade em uma comunidade da cidade de Natal. A data é comemorativa ao Dia Mundial dos Direitos Humanos.

COMO SURGIU

A Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi criada no ano de 1991 por 23 mulheres de diferentes nacionalidades reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, o Center of Women’s global Leadership – (CWGL). O intuito central da campanha é promover um debate sobre as diversas formas de violência contra a mulher em datas significativas de luta pela efetivação dos direitos humanos. 

O período da campanha se inicia no dia 25 de novembro, Dia da Não-Violência Contra a Mulher e se estende até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No entanto, no Brasil, onde a campanha é realizada desde o ano de 2003, a data foi antecipada para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. 

No estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) promove a campanha em parceria com diversos órgãos visando à realização de atividades para debater a violência de gênero com segmentos distintos de mulheres, para que as diversas formas de experiências  sejam contempladas.