domingo, 23 de abril de 2017

União para provar que Cabral chegou primeiro ao Rio Grande do Norte


SÃO MIGUEL DO GOSTOSO (RN) — Onde o Brasil foi descoberto? A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500.

 Mas você está certo disso? Esta é a questão que a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte, com participação de professores e pesquisadores locais, quer estimular para reescrever os livros de História e atrair mais turistas para a bela região de São Miguel do Gostoso, no litoral potiguar, por onde Pedro Álvares Cabral teria passado.

A programação da Secretaria do Turismo incluía um seminário para debater o assunto e trazer mais luz sobre a tese nas comemorações deste 22 de abril, mas a escassez de verba adiou o evento para o segundo semestre. O jeito foi se contentar, por enquanto, com uma mesa de debate durante recente feira de turismo.



— É difícil provar o óbvio. No debate, concluiu-se que até a história começa errada no Brasil. Queremos construir algo na Praia do Marco. O verdadeiro local do descobrimento é aqui. Estamos terminando um plano de marketing que diz: ‘Rio Grande do Norte: o Brasil começa aqui’ — diz o secretário do Turismo, Ruy Pereira Gaspar