segunda-feira, 29 de maio de 2017

UFRN participa de exposição na Itália com trabalho sobre formigas Tocandiras


Entre março e maio de 2017, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou da edição de primavera da exposição “Insetti: vita e curiosità a sei zampe”  (Insetos: vida e curiosidades em seis pernas), no Giardino Botanico Rea di Trana, jardim botânico que faz parte do Museu Regional de Ciências Naturais da cidade de Turim, na Itália.

O evento foi voltado para a amostra da diversidade de insetos no mundo, abordando aspectos da sua biologia, classificação e importância para cada ecossistema nos quais eles se integram.

Organizada em seções, com painéis explicativos e acervo biológico, a exposição apresentou temas como: Biologia de insetos e suas linhagens, com espécies de regiões italianas e fósseis do Brasil; Beleza e as diferenças morfológicas de insetos presentes nos cinco continentes; e Insetos diretamente úteis para o ser humano, tais como a abelha e o bicho da seda.


 A exposição foi realizada com a colaboração de institutos biológicos e geológicos da Itália e de outros países. A participação da UFRN se deu por meio do trabalho de divulgação científica de Glaudson Freire de Albuquerque, estudante do curso de Ciências Biológicas, que desenvolveu pesquisa bibliográfica sobre as formigas Tocandiras.



A ligação entre Glaudson e a exposição aconteceu pelo convite do geólogo italiano Vittorio Pane, um dos organizadores. Segundo o estudante, eles se conheceram durante um evento de paleontologia no Ceará, onde o professor esteve em busca de amostras de insetos fósseis para a exposição. “Ele  soube do meu trabalho com formigas e do meu interesse em divulgação científica, porque eu já fui curador de algumas exposições e palestras. Ele ficou bem interessado, e me convidou para escrever um texto para a exposição”, explica.