quarta-feira, 26 de julho de 2017

O Paladino Heroico da Escola Pedro II


Em 2016, na Feira de Ciências organizada pela UFERSA – Mossoró, a Escola Estadual Pedro II – Lajes/RN apresentou vários projetos, dos quais 3 foram premiados, e o projeto A utilização da água dos ar-condicionados da E.E. Pedro II – Lajes/RN, apresentado pelos estudantes: Elba Franciérika R. Martins; Taciliano Augusto Fernandes e Thomas Érik Salvador, orientado pelo professor Marcos Antônio Nunes foi premiado com uma credencial para ir ao LIYSF – (London International Youth Science Forum) um Fórum Científico Juvenil Internacional de Londres, que é organizado pela Universidade Imperial College, em Londres na Inglaterra, e este ano acontecerá sua 59º edição.

Este fórum é o evento mais importante da categoria – que inclui a produção de projetos de iniciação científica por estudantes de escolas públicas de 65 países. O evento dura 15 dias, é composto por inúmeros outros eventos e atividades acadêmicas como, por exemplo: conferências, encontros, complementando as conferências com renomados cientistas internacionais, estão previstas palestras especiais - LECTURES/DEMONSTRATIONS - com eminentes especialistas de diferentes instituições (Universidades de Cambridge, College London, Edinburgh, Glasgow, Nottingham, Oxford, Reeding) tratando de diferentes assuntos de maneira dinâmica e interessante.
Há também uma programação diversificada cobrindo os vários campos da Ciência de maneira que cada participante possa se aprofundar na sua área de interesse. Essa parte da programação é dividida em SPECIALIST LECTURES (duração de duas horas) e SPECIALIST STUDY DAY (duração de nove horas) com diferentes opções para escolha do estudante.



A programação do LIYSF também envolve a vivência nos ambientes reais de pesquisa, tanto nas Universidades como nas Empresas, através de uma série de visitas. Um dia é reservado aos centros de pesquisa do próprio Imperial College, outro a instituições sediadas em Londres, outro para instituições nacionais e empresas (Airbus, Rolls Royce, Sygenta) e um dia é reservado para visita às Universidades de Oxford e Cambridge.

Apesar de receber a credencial, os estudantes e o professor pré-selecionados ainda passam por algumas etapas seletivas dentro das exigências da UFERSA. A primeira é fazer uma redação em Inglês, sobre a importância da feira de ciências. A segunda é a produção de um pequeno vídeo, também em Língua Inglesa, sobre o Projeto a ser exposto na LIYSF e a terceira e última, é participar de uma entrevista em Inglês com a equipe da UFERSA responsável por essa seleção.

Bem, nossos estudantes e o professor Marcos, com o nosso pequeno auxílio, passaram na primeira e na segunda etapas. Na terceira etapa, só o professor Marcos alcançou êxito, apesar de estar, no período da preparação para a entrevista, com o seu pai acamado no hospital Walfredo Gurgel e só receber nossas orientações pelas redes sociais Whatsapp e e-mail. Mesmo assim, estudou com afinco o conteúdo daquilo que acreditávamos que cairia na entrevista, não podendo participar conosco dos ensaios, mas mostrando sua força de vontade, conseguiu essa vitória! Os estudantes, apesar de disporem de mais tempo, faltavam aos ensaios e não faziam todas as tarefas de casa. No dia da entrevista, “deu branco” apesar de afirmarem que na entrevista caiu exatamente o que imaginávamos. Dessa forma, não foram selecionados, e só o professor Marcos, nosso paladino heroico irá nos representar em London!

Para o professor Marcos, será uma experiência incrível que, esperamos, sirva de incentivo aos estudantes e professores de escolas públicas para que se dediquem mais aos estudos (e ao Inglês!!!!).

Anualmente a UFERSA em parceria com a SEEC/RN, com a 8ª DIRED – Angicos/RN, organiza e apoia as feiras de ciências nas escolas publicas estaduais e municipais, por meio do projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar.

Nossa torcida e nossas orações irão com Marcos a essa viagem bem merecida! Eu vou ficando por aqui, na organização da reta final de mais uma Feira de Ciências da EE Pedro II (FECIPE 2017), onde tudo começou e pode começar para os que aqui ficam!


Avante, Pedro II! 
Boa viagem, Marcos! 

Texto e fotos: Profa. VitóriaPaiva


Fonte: Blog Cicero Lajes