quarta-feira, 21 de março de 2018

Governador dá início ao “Ronda Integrada” em Natal


O governador Robinson Faria autorizou oficialmente, na noite desta terça-feira, 20, o início da Operação Ronda Integrada, em Natal. A ação é coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) e tem a participação das forças de Segurança Estaduais, da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal.
Na capital potiguar, o Ronda ocorrerá nas quatro zonas com ações ostensivas de combate à violência.  “O Ronda Integrada é uma metodologia moderna de polícia preventiva, de proximidade com a população. Tem o intuito de prevenir e combater roubos, furtos, assaltos, homicídios e crimes em gerais, com a presença massiva da polícia nas ruas”, explicou o governador, salientando que o método será apresentado em Brasília no Ministério da Segurança.


De acordo com a secretária de Segurança Sheila Freitas, a população vai sentir o reflexo da operação muito rapidamente. Como exemplo, ela usou a atuação da PRF nas BRs. “Nós vamos ter abordagens nas paradas de ônibus. Então, as pessoas que estão saindo dos seus trabalhos, tanto no início da noite, quanto mais tarde, irão se sentir mais seguras ao esperarem em uma parada de ônibus e verem a polícia fazendo abordagens nas proximidades”, assinalou.   
Histórico
Nos meses de setembro a novembro de 2017 a operação Ronda Integrada aconteceu em fase de testes em Natal. Na época, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) caíram 58,3% na região testada.
Os resultados positivos levaram a Sesed a iniciar o Ronda pela cidade de Mossoró, na região Oeste do RN, em 1º de março deste ano. Nas duas primeiras semanas, houve uma redução de 24,2% no número de crimes de roubo no município somente na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 18. Já na AISP 19, a diminuição foi de 15,1%.
É importante ressaltar que a ação não altera a escala de trabalho normal dos policiais, já que são utilizados efetivos extras, com pagamento de Diária Operacional.