terça-feira, 25 de setembro de 2018

Suicídio é pauta de encontro da Saúde




Segue notícia da Prefeitura Municipal de Encanto.

Reunidos na manhã desta terça-feira, 25, no Centro de Saúde do Encanto, os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) com atuação no município foram orientados em relação ao Setembro Amarelo. O propósito foi preparar as equipes, principalmente os agentes comunitários, para uma abordagem adequada de jovens e adolescentes sobre o tema da campanha: o suicídio.

A ação, realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), pertence à listagem de mobilizações desenvolvidas pelo Executivo, neste mês, visando auxiliar na manutenção do bem-estar físico e psicológico da população.
“Quando nós falamos de prevenção, o que é que acontece?! Nós não levamos o cliente, o paciente, o usuário, como queira chamar, a ter o sofrimento da cura, porque se ele necessita desta significa que ficou doente”, explicou a secretária Maria Daluz Maia, ao enfatizar que as cidades nordestinas são destaques nesse quesito, servindo como exemplo para outras regiões do país.

Participando do encontro, Daluz também aproveitou para tecer elogios ao Nasf pelo empenho. “Ele vem dar brilho e destaque a essa necessidade que nós temos de trabalhar um assunto que ainda tem muitos tabus. As pessoas têm medo de falar, têm vergonha. De repente um jovem vem passando por problemas na escola, na vida pessoal, desestruturação familiar e fica entre quatro paredes, não se abre, vendo como única saída a morte”, declarou.

A transmissão de informações claras e precisas, considerando contexto social, econômico, dentre outros, colabora para a construção do conhecimento de um povo; consequentemente, até reduz custos mais elevados no setor.




Atenciosamente,

SAMARA SIBELLI
Secretária de Comunicação