sábado, 6 de outubro de 2018

Tirar selfie? Levar colinha? Saiba o que pode e o que não pode no dia da votação



Votação acontece das 8h às 17h e é obrigatória para pessoas alfabetizadas que têm de 18 a 70 anos de idade. Cola é permitida e recomendada pela 
Justiça Eleitoral
Neste domingo, 7, eleitores irão às urnas em todo o país para escolher os futuros governantes. A votação acontece das 8h às 17h e é obrigatória para pessoas alfabetizadas que têm de 18 a 70 anos de idade. O voto é facultativo para maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos ou analfabetos. Nas cidades onde houve revisão com cadastro biométrico obrigatório, só poderão votar aqueles que compareceram ao cartório eleitoral no prazo para fazer o procedimento. Pela Lei Eleitoral, os eleitores precisam respeitar algumas regras nos locais no dia da votação. Confira algumas:
BANDEIRAS E CAMISAS

O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato, desde que seja de maneira individual e silenciosa. São permitidas bandeiras sem mastro, broches ou adesivos no local de votação. Uso de camisetas foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor poderá usar a camiseta com nome de seu candidato preferido, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

COLA ELEITORAL


O eleitor pode levar, em papel, os números dos candidatos anotados. A cola eleitoral é permitida e recomendada pela Justiça Eleitoral, pois o eleitor irá votar para cinco cargos (deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente). Não é permitida a “cola” em celular na hora de votar.

Baixe aqui um modelo de cola eleitoral, imprima e leve no dia da votação.

CELULAR
a cabine de votação, celulares, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico não são permitidos. Os equipamentos podem corromper o sigilo do voto, ou seja, não pode tirar selfie na hora da votação ou tirar foto do voto. O eleitor que baixou o e-Título vai apresentá-lo ao mesário e depositará o celular em uma mesa enquanto estiver na cabine de votação. Ao final, o aparelho será devolvido pelo mesário.

IDENTIFICAÇÃO


O eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação.

É importante levar também o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, o cidadão pode baixar o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui documento oficial com foto.
ACOMPANHANTE
O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança na hora de votar, mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
ALTO-FALANTE E CARREATAS
Uso de alto-falantes, caixas de som, comícios e carreatas são proibidos.

BOCA DE URNA
Tentar convencer um eleitor a votar ou não em um candidato é proibido. A propaganda de boca de urna também não é permitida. São consideradas boca de urna, por exemplo, a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos, a aglomeração de pessoas usando roupas uniformizadas ou manifestações nas proximidades das zonas eleitorais.

BEBIDA ALCOÓLICA
A legislação eleitoral proíbe a venda de bebida alcoólica das 6h até as 18h no dia da eleição. No entanto, cabe a juízes e às Secretarias de Segurança Pública de cada unidade da Federação decidirem sobre a proibição da venda e do consumo nos estados ou até em cidades.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Segurança – O esquema de segurança elaborado pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte vai contar com 8.292 agentes envolvidos no dia das eleições. Destes, 60 policiais cedidos ao Tribunal de Justiça vão atuar na segurança de juízes eleitorais. De acordo com dados da assessoria da Sesed, serão 30 agentes da Força Nacional, 378 policiais civis, 221 policiais rodoviários estaduais, 112 guardas municipais. Além de 2.885 policiais que atuarão no interior.
Clima – A previsão do tempo para o dia das eleições em Natal é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva durante a madrugada de sábado e início da manhã do domingo, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). A Emparn informou que a previsão geral é de céu nublado à claro em todo o estado, e algumas pancadas de chuva na faixa litorânea, que inclui a Grande Natal.  No interior do Estado, o tempo permanece nublado, mas firme, sem previsão de chuvas. A temperatura vai variar de 29 a 30 graus no litoral, com mínima em 23 °C. Mossoró e Alto Oeste vão atingir a máxima chega a 35 °C e mínima de 21 °C.
Transporte – O transporte público irá circular com 100% da frota no dia da eleição, segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). A secretaria informou ainda que, por ser dia de eleição, e considerado feriado, será cobrado o valor de tarifa social. Com a determinação, fica definido a meia passagem no valor de R$ 1,85. O voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos. É facultativo para quem te mais de 70. O voto é permitido para quem tem 16 anos, mas também não é obrigatório.
NÚMEROS DA ELEIÇÃO NO RN
Eleitores aptos a votar: 2.373.619
Locais de votação: 1.551
Seções: 7.791
Urnas eletrônicas: 7.390
Mesários: 29.698

Candidatos:
Deputado federal: 121
Deputado estadual: 330
Senado: 15
Governo do Estado: 8
Presidente: 13


Fonte: Agora RN