terça-feira, 13 de novembro de 2018

Governador participa da abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude

A maior competição estudantil do país começou oficialmente nesta segunda-feira (12), em Natal. A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude ocorreu hoje, no Colégio Henrique Castriciano, no Tirol, e teve a presença do governador do Estado, Robinson Faria, do ministro do Esporte, Leandro Cruz e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira.
O Governo do Estado entrou como apoiador da etapa nacional dos jogos, cedendo o Centro de Convenções, onde funciona o refeitório com uma média de 83 mil refeições e os espaços para disputas de xadrez, judô e tênis de mesa. A contrapartida do Estado foi de R$ 500 mil e, além disso, o governo contribuiu com instalações esportivas, ambulâncias, segurança logística e recursos humanos.
“Estamos entre as três maiores delegações, com mais de 300 atletas. Sediamos a etapa regional Nordeste em setembro e essa etapa nacional veio para coroar o trabalho que nossa gestão têm feito pela valorização do esporte. Ficamos honrados em sediar essa competição e desejo sucesso aos mais de 5 mil atletas inscritos, em especial à delegação potiguar”, falou o governador
Ministro dos Esportes, Leandro Cruz ressaltou o empenho do governo em receber o evento. “O governo do RN está de parabéns por apoiar o esporte brasileiro e por apoiar o Comitê Olímpico, neste que é sem dúvidas o maior e mais importante evento esportivo escolar do Brasil”, pontuou. O Ministro lembrou, ainda, que os Jogos são uma espécie de berçário para os jovens que vão se projetar no futuro. “Aqui se encontra a nata do esporte nacional da faixa etária escolar, temos os melhores atletas escolares do país”.
Joanna Maranhão, medalhista brasileira na natação dos Jogos Pan-americanos e embaixadora da competição, também reforçou a característica de iniciação do torneio. “Isso aqui é uma espécie de preparação. Eles têm que passar por seletivas para chegar aqui e o ambiente se parece muito com o de grandes competições como as Olimpíadas, então literalmente é uma projeção do que eles podem chegar a viver um dia, o que motiva muito esses jovens”, falou. Além de Joana, os medalhistas olímpicos Tande (vôlei) e Daniele Hypólito (ginástica) também participaram da abertura.
A fase nacional conta com 14 modalidades, sendo elas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. O torneio reúne jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. No total, são 5.038 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 2.153 escolas. Uma delegação do Japão participa da competição como convidada do Comitê Olímpico.
Em 2018 foi definido um novo formato para a competição, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas e uma etapa nacional. De acordo com o COB, o novo formato gerará uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores.
“Estamos começando agora um formato novo, bem preparado pela nossa equipe técnica e com certeza vai ser um sucesso”, disse o presidente do COB, o caicoense Paulo Wanderley Teixeira, que também falou do apoio do governo na promoção do evento. “Agradeço a participação e visão do governo do Estado em apoiar esse evento. Para nós, foi de extrema importância e sem o qual não teríamos condições de promover os Jogos aqui”, acrescentou.
A edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Natal segue até o dia 25 de novembro com competições em diversos espaços da cidade. Para conferir os locais de provas, basta acessar o site do COB www.cob.org.br/
Também estavam presentes no evento de abertura dos Jogos Escolares da Juventude o vice-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, Rivanaldo Freitas, o representante da Confederação Brasileira de Tênis, Aristides Moreira Neto, os secretários estatuais Fernando Vilar (Esporte), Manoel Gaspar (Turismo) e Tatiana Mendes Cunha (Gabinete Civil), além da secretária municipal de esporte, Danielle Mafra, e do vereador Robson Carvalho.
-- 


Assecom-RN








(