sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Hermano se mostra solidário aos aposentados lesados pelo Fundo de Pensão dos Correios

Na noite da última quinta-feira (22), o deputado estadual Hermano Morais (MDB) concedeu entrevista a Felinto Rodrigues, durante o programa Repórter 98, da Rádio 98 FM. A pauta foi conjunta e urgente.  O vereador de Natal, Ney Lopes Júnior, assim como Hermano, apresentou moção de apoio no âmbito da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, respectivamente, aos trabalhadores aposentados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Eles buscam reaver o dinheiro do Fundo de Pensão do órgão (Postalis) que foi saqueado, prejudicando no RN 5 mil incansáveis trabalhadores e outros 500 mil Brasil afora, tirando o direito de terem uma aposentadoria digna sem mais tarifas a serem descontadas por conta do “rombo” feito.
O Postalis viveu nos últimos anos uma rotina de denúncias e prejuízos aos participantes. Sob intervenção do órgão regulador por causa de desvios e com rombo de mais de R$ 7 bilhões, o Postalis cobra de seus aposentados contribuições extras — que sugam mais de um quarto do benefício — para cobrir um déficit turbinado pela corrupção.
O plano do Postalis que passa por equacionamento — contribuição extra para cobrir o rombo — é o de Benefício Definido, o chamado “Plano BD”. No caso dos trabalhadores ativos, que já arcam com uma contribuição regular de 8% do valor do salário, incide nova taxa que varia de 3% a 6%, de acordo com a faixa salarial. Já aposentados e pensionistas têm pago contribuição extra de 17,92% para cobrir o déficit referente ao período entre 2011 a 2014, além de uma contribuição regular de 9%, totalizando 26,92%.
Funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, o deputado Hermano foi além e mostrou preocupação não só com o Postalis, mas com todos os fundos de pensão. Para o deputado Hermano, esse caso não é um caso isolado. “Também sou vítima ao pagar essa conta na Funcef. Petrobras e outros fundos de pensão têm juntos prejuízos de 42 bilhões. Esse dinheiro mal aplicado e de má fé com ação articulada, criminosa, que prejudica os aposentados, precisa ser devolvido após intensas investigações”, disse.
O vereador Ney Lopes Júnior, por sua vez, prevê situação mais delicada futuramente se algo não for feito. “Para que se tenha ideia, existe a previsão que os aposentados sejam taxados em 50% a mais do que pagam hoje por causa de desvios do Postalis, o que representa em desfalques de R$ 15 bilhões. Eles serão taxados para arcar com essa dívida. Estamos na tentativa de intervir para que isso não ocorra num futuro próximo”.
João Vianei, representante dos aposentados dos Correios no RN, lamenta o que vem acontecendo com a categoria, temendo pelo pior. “Trabalhamos com muita dedicação e estamos vendo tudo isso se esvair por conta dessa intervenção, comprometendo nosso futuro e de nossas famílias”. Vianei esteve acompanhado de Mauro Silva, Felipe Xavier e Sebastião Rêgo.
A mobilização será feita daqui em diante com bancada federal eleita, que unirá esforços com outros representantes nos Estados, na tentativa de solucionar a questão.

-- 
Assessoria de Imprensa de Hermano Morais
Fotos: Assessoria de Imprensa