quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Isso É Trabalho !


O SENAR, SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS e a PREFEITURA DE LAJES através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizaram curso de PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO COM ÊNFASE NA NR20, o curso começa nesta segunda-feira dia 26/11 no parque de Exposições Dep. Nélio Dias.

O curso tera o obijetivo de Aplicar técnicas de prevenção e combate prévio nos locais de risco potencial de incêndio, visando uma maior segurança do meio ambiente e dos trabalhadores.
Conteúdo:

1. Segurança e saúde no trabalho rural – NR31
2. Legislação Complementar: Conteúdos: NR 23 – Proteção contra Incêndios; NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.

3. Fogo: Conceito de fogo; Três elementos (triângulo do fogo); Fases; Classes de fogo; Comportamento.
4. Ferramentas e equipamentos utilizados no combate a incêndio

5. Tipos de incêndio: Superficial; Copa; Subterrâneo.
6. Características que afetam o incêndio: Tipos de combustível; Fatores climáticos; Topografia.
7. Plano de prevenção a incêndio: Plano de proteção; Levantamento da área a ser protegida; Interpretação dos mapas da região; Conscientizar a população.

8. Prevenção e propagação do fogo: Plano de controle e propagação do fogo; Técnicas para reduzir a propagação do fogo.

9. Fases do combate ao incêndio: Detecção; Mobilização; Estudo da situação e reconhecimento prévio; Rescaldo; Desmobilização.

10. Segurança operacional: Pré-operação; Operação normal; Operação temporária; Operação em emergência; Parada normal; Parada de emergência; Operação pós-emergência.
11. Análise de risco.

12. Manutenção e inspeção das instalações
Equipamentos, máquinas, tubulações e acessórios, instrumentos; Tipos de intervenção; Procedimentos de inspeção e manutenção; Cronograma anual; Identificação dos responsáveis; Especialidade e capacitação do pessoal de inspeção e manutenção; Procedimentos específicos de segurança e saúde; Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual.


Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico