sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Natal sediará XIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN




Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) em sua trajetória de participação técnica e política no cenário da representação colegiada dos gestores potiguares, tem ao longo de seus 29 anos de existência, juntamente com seus parceiros, acumulado experiência e se revigorado rumo à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um Sistema público de saúde includente, resolutivo e democrático.
Neste sentido, o Cosems-RN com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde (MS) realizará o XIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN, no período de 20 a 22 de novembro de 2018, com tema central “30 anos de SUS: Recortes Históricos e Perspectiva de novos Horizontes”. O evento acontecerá no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira, em Natal e terá como público-alvo os secretários municipais de saúde do Estado.
O Congresso terá o objetivo de proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões, ajudando na tomada de decisões da gestão do SUS no âmbito dos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.
Com uma pauta bastante rica, voltada à gestão municipal do SUS, o evento contará com a participação de nomes locais e nacionais de peso que militam e defendem a saúde pública brasileira. A reunião ordinária mensal do Cosems-RN de novembro acontecerá durante o Congresso.
PROGRAMAÇÃO
20 /11/2018   
13h30 às 14h – CREDENCIAMENTO;
14h - EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS;
14h30 às 17h – 224ª REUNIÃO ORDINÁRIA COSEMS E CIB;
19h – SOLENIDADE E CONFERÊNCIA DE ABERTURA – Conferencista: WILLAMES FREIRE (Vice-presidente do CONASEMS);

21/11/2018
9h – EXPOSIÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO BÁSICA (Projeto Aedes na Mira) – Coordenadora de Mesa: ANGELA BRAZ (SMS EXTREMOZ) – Expositor: ALESSANDRO CHAGAS (CONASEMS);
9h30  – MESA 01: PROCESSOS LICITATÓRIOS NA GESTÃO MUNICIPAL – Coordenadora: DÉBORA COSTA – Expositores:    SAUL LINCOLN DE ARAÚJO (São José do Seridó/RN) e NATÁLIA MABEL OLIVEIRA (São Paulo do Potengi/RN);
12h30min às 14h –   INTERVALO;
13h30 – EXPOSIÇÃO PROJETO CANAL SAÚDE: Meu SUS é assim – FIOCRUZ;
14h às 17h30 – MESA 02: GESTÃO FINANCEIRA DOS BLOCOS, SALDOS REMANESCENTES E EMENDAS PARLAMENTARES: COMO UTILIZA-LOS? Coordenadora: ELIZA GARCIA (SMS DOUTOR SEVERIANO) – Expositores:  BLENDA PEREIRA e ALESSANDRA MATIAS – CONASEMS;
18h às 20h – PAINEL: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE: e-SUS AB, MÓDULO DE PLANEJAMENTO DIGISUS GESTOR – Coordenadora: DAILVA SILVA (SMS SÃO PAULO DO POTENGI) – Expositores: DIOGO SILVA (COSEMS/SC), LIDJA SANTOS (SÃO RAFAEL) e ANA CASSIA ( DAI/MS).