quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A judicialização da assistência de saúde pelas pessoas com autismo será debatida na Assembleia Legislativa, nesta quinta (17)

Por iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas, a Assembleia Legislativa vai realizar nesta quinta-feira (17), uma audiência pública para debater o tema “A judicialização da assistência de saúde pelos autistas”. O debate ocorrerá no auditório deputado Cortez Pereira, da Assembleia Legislativa, a partir das 14h.
A deputada que propõe o debate argumenta que no âmbito nacional já existe uma lei (12.764/12) que garante o atendimento aos autistas, “mas muitas das garantias não cumpridas e, por isso, é preciso dar visibilidade ao problema que afeta a vida de muitas famílias e pessoas com autismos que precisam do atendimento multidisciplinar contínuo”.
Cristiane Dantas destaca ainda que a audiência tem o intuito de debater a sensibilização do Poder Judiciário na análise dos processos que envolvam a garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Há decisões divergentes partindo do judiciário que geram conflito na garantia do direito à assistência de saúde dos autistas pelos planos de saúde. O debate servirá também para dialogar sobre isso para trazer subsídios que possam orientar ações jurídicas”, pontua.
Foram mobilizados para a audiência pública o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Comissão do Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, planos de saúde, além de movimentos e grupos de apoio de pais e amigos dos autistas. 

Mais informações:
Larisse de Souza - 99471.4938