quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Resultados de capacitação em assistência social vira relatório técnico na Sethas



Os Seminários Integrados de Consulta a Trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Rio Grande do Norte é o mais recente Relatório publicado pelas Coordenadorias de Estudos e Projetos (COEP) e Gestão SUAS da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
De acordo com a coordenadora da Gestão SUAS da Sethas, Janine Baltazar, o objetivo da publicação é construir diferentes espaços de diálogo e registrar as demandas próprias do trabalho e dos(as) trabalhadores(as) do SUAS/RN que realizou 61 seminários integrados de consulta com o tema  “o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
“Nosso objetivo era qualificar e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado”, reflete Janine Baltazar. Os  seminários foram realizados no primeiro dia de cada uma das 61 turmas do Curso do Programa Capacita SUAS – 2019 com duração de 4 horas.
Ministrados por profissionais técnicos da Sethas ocorreram  no período de 27 de maio e 16 de agosto de 2019 nos cinco polos estaduais da Universidade Potiguar em 5 polos do estado. Os Seminários Integrados de Consulta tinham como principais objetivos mobilizar bases reflexivas e sugestivas para a construção do Plano Estadual de Assistência Social; receber propostas dos trabalhadores, conselheiros, gestores participantes do curso CapacitaSUAS 2019 para subsidiar oplanejamento da Gestão do SUAS e a construção da Política Estadual de Assistência Social no Rio Grande do Norte; sistematizar informações qualitativas sobre o trabalho no SUAS nos municípios; subsidiar debates e construir propostas sobre as prioridades do Plano Plurianual e da Lei que passará a regulamentar o SUAS no estado do RN.
A coordenadora da COEP, Elizângela Cardoso, explica que os  seminários de consulta aproximaram a equipe técnica da Gestão estadual do SUAS com 1.657 trabalhadores(as) do RN. Além de que foram realizadas dinâmicas com debates em sala durante as aulas e nos 366 grupos organizados pelos facilitadores (6 grupos por cada turma) para analisar, a partir de 6 temáticas Gestão do SUAS, serviços, programas e projetos, gestão do trabalho e educação permanente, financiamento, controle social e benefícios.

“Os resultados das análises realizadas em grupo pelos trabalhadores, gestores e conselheiros cursistas apresentam importantes indicativos para instrumentalizar a gestão estadual e municipal no planejamento e realização das suas funções”, destaca. Segundo ela, o Relatório técnico é uma síntese geral dos resultados. “Ainda temos pela frente outras etapas que de análise e incorporação dessas propostas que foram apresentadas pelos trabalhadores na construção do Plano /Estadual de Assistência Social. A devolutiva para os trabalhadores é importante para que eles conheçam o resultado de todos os polos do curso



Assessoria de Comunicação - Sethas/RN
Silvio Andrade