Atenção Para Essa Nota

Foco Sertanejo
By -

INTERVENÇÃO NO IFRN

A ocupação dos cargos de Reitor ou Diretor dos Campi do IFRN, dá-se através de processo eleitoral em que votam a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores e técnicos administrativos. O pretendente a ocupar o cargo de Reitor deve preencher alguns requisitos, como: um tempo mínimo de cinco anos de instituição, ter doutorado e/ou um tempo mínimo de gestão, além disso, ser o mais bem votado pela comunidade acadêmica.
As eleições para ocupar o cargo de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), ocorreu no dia 04 de dezembro de 2019, tendo quatro candidatos inscritos. José Arnóbio de Araújo Filho, diretor do Campus Natal Central, obteve 48,25% dos votos válidos; Wyllys Abel Farkatt Tabosa, que era o reitor e concorria à reeleição, 42,26%; os outros candidatos eram José Ribeiro de Souza Filho, que ficou com 3,22% e Ambrósio Silva de Araújo, 2,77%.
Como o mandato do reitor Wyllys se encerraria no dia 20 de abril de 2020, esperava-se que nesta mesma data houvesse a posse do novo reitor eleito, Arnóbio. Entretanto, o que aconteceu foi um ato antidemocrático e de desrespeito à comunidade acadêmica por partes do ministro da educação, que resolveu nomear o professor Josué Moreira como reitor Pro Tempore, o qual se quer concorreu ao pleito, desrespeitando, assim, a eleição legitima e democrática. Diante de tudo isso, fica claro que a nomeação do interventor no IFRN se deu por apadrinhamento político, tendo em vista que o professor Josué foi candidato a prefeito em Mossoró, filiando-se ao PSL em2018.
Não é novidade para ninguém que o apadrinhamento político só traz prejuízos à sociedade, pois, utiliza-se as instituições públicas como palanque. Por isso, informamos e convocamos a comunidade acadêmica do Campus Avançado Lajes, a se somar em solidariedade, exigindo a exoneração do reitor Pró-tempore e a nomeação professor Arnóbio, evitando, com isso, que mais à frente possamos ter perdas maiores, para toda a comunidade atendida pelo Campus, com decisões ainda mais antidemocráti


Professor Dias
Campus de Lajes





#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!