Esse é o Nordeste Brasileiro: Conheça Bonito de Santa Fé - Paraíba

Foco Sertanejo
By -

 

Localizado na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras, o município possui uma população estimada em 12.126 habitantes, distribuídos por um território de 226,8 quilômetros quadrados.
.
No século XIX a região era alvo de cangaceiros, combatidos sobretudo pela família Timóteo de Souza, e principalmente o chamado capitão Timóteo, o homem que desafiou Lampião. Pacificada a região, foi construída a capela de Santo Antônio, que deu origem ao povoado de Santa Fé. Em 1889, ocorreu a primeira feira livre.
.
O povoado pertencia ao município de São José de Piranhas. A emancipação política do município, então denominado de Bonito ocorreu pela lei estadual nº 1164, de 15 de novembro de 1938, desmembrado de Jatobá e constituído de dois distritos: Bonito e Monte Herebe. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31 de dezembro de 1943, o município de Bonito, passou a denominar-se Bonito de Santa Fé. A lei estadual nº 2608, de 5 de dezembro de 1961, desmembrou o distrito de Monte Horebe do município de Bonito de Santa Fé, elevando-o à categoria de município. Atualmente, o município é constituído de dois distritos: a sede e o Distrito de Viana.
.
Bonito de Santa Fé situa-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, na região do Alto Piranhas e os principais tributários são os riachos Solidão, dos Pereiras, da Cachoeira, das Areias e do Arame, além do córrego Mulungu, todos de regime intermitente. Conta ainda com o açude Bartolomeu I, com capacidade de 17,5 milhões de metros cúbicos. A pluviometria média anual é de 974,2 mm anuais.
.
Foto: @on7solucoes
Siga: @geografia_da_paraiba
Inscreva-se em nosso canal.



#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!