IGREJA: Papa se reúne com cardeais sob protestos de mulheres

Foco Sertanejo
By -

 

(ANSA) - O papa Francisco iniciou nesta segunda-feira (29) uma reunião com todos os cardeais da Igreja Católica para discutir a nova Constituição Apostólica sobre a organização da Cúria Romana, a "Praedicate Evangelium", que está em vigor desde junho.

    O encontro acontece até esta terça (30) e tem sido interpretado por parte da imprensa internacional como um preparativo de Jorge Bergoglio para sua sucessão. No entanto, o Vaticano afirma que o objetivo é apenas discutir a nova Constituição.

    A "Praedicate Evangelium" ("Preguem o Evangelho", em tradução livre) era uma das principais metas do pontificado de Francisco, que desejava reorganizar a Cúria Romana para torná-la menos burocrática e mais transparente.

    Cada dicastério teve sua estrutura avaliada e revisada por um grupo de cardeais, com a meta de combater o desperdício e impor padrões internacionais à administração católica.

    No entanto, a reunião desta semana passou a ser associada a um possível processo de sucessão por acontecer dois dias após o consistório de criação de 20 novos cardeais, incluindo 16 eleitores, e devido às dores que têm dificultado a locomoção do Papa.

    Contudo, em uma entrevista à Reuters no início de julho, Francisco garantiu que não pensa em renunciar "no momento".

Protestos - Enquanto o Papa se reunia com os cardeais, um grupo de mulheres protestou no Vaticano em defesa da ordenação de mulheres como sacerdotisas, hipótese já descartada por Bergoglio em diversas ocasiões.

    As manifestantes exibiram guarda-sóis com frases como "Ordenem as mulheres", "Os homens reinam" e "O sexismo é um pecado cardeal". O grupo chegou a ser detido pelas forças de segurança do Vaticano, mas acabou liberado algumas horas depois. (ANSA).





#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!