Planalto Não Libera Emendas E Câmara Vota Contra O Governo

 

O Presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) afiou os dentes ao mudar de rumo nas declarações outrora amistosas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Diante do risco de perder apoio do chamado ‘Centrão’, do qual faz parte, Motta determinou que a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) pela condenação no STF será decidida no Plenário da Casa; e avançou com dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), uma medida extrema para cassar decisões do Executivo.

O pomo da discórdia, no entanto, está longe do interesse público e praticamente no colo das pautas mais venais da política, com o objetivo de liberar as emendas parlamentares ao Orçamento, esquema no qual os congressistas direcionam dinheiro para obras e serviços voltados às eleições de 2026.


Fonte: Correio do Brasil






Não Cessa Eficácia, Diz Gleisi Sobre Urgência Para Derrubar Decreto do IOF


A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se manifestou nesta segunda-feira (16) sobre a aprovação do regime de urgência para o projeto que derruba o novo decreto do governo sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

Ele foi aprovado por 346 votos a 97. Nas redes sociais, a ministra destacou que o movimento "não cessa a eficácia" do decreto do Executivo.

 "A votação da urgência para o PDL do IOF não cessa a eficácia do novo decreto sobre alíquotas do imposto nem abala a confiança do governo no diálogo com o Legislativo para aprovar as medidas necessárias ao fortalecimento das contas públicas", escreveu no X. 

"Quanto mais debate houver sobre taxação de bets, dos investimentos financeiros incentivados e outras distorções tributárias, mais avançaremos no rumo da justiça fiscal e social e na construção conjunta de alternativas, no interesse do país", acrescentou a chefe da pasta. Hoffmann se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes da votação, junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

 A votação da urgência para o PDL do IOF não cessa a eficácia do novo decreto sobre alíquotas do imposto nem abala a confiança do governo no diálogo com o Legislativo para aprovar as medidas necessárias ao fortalecimento das contas públicas. Quanto mais debate houver sobre taxação… — Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 17, 2025 Regime de urgência 

O regime de urgência aprovado nesta segunda permite que o projeto seja analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa.

 Na prática, a tramitação da proposta é acelerada. Na votação, apenas o PSB e a federação formada por PT, PCdoB e PV orientaram contra o requerimento. A liderança do governo e da maioria liberaram as bancadas.

 O projeto mira o decreto editado pelo Executivo na quinta-feira (11) com a “recalibragem” nas alíquotas do IOF – a terceira norma publicada sobre o tema desde maio. A oposição pressiona para que o mérito seja analisado ainda nesta segunda. O acordo, no entanto, segundo a CNN apurou, envolve dar mais prazo para o governo analisar novas medidas de corte de despesas.

Fonte: CNN Brasil








ESPORTE: América RN Vence Ferroviário CE E Permanece Na 3ª Colocação Na Classificação do Seu Grupo Na Serie ¨D ¨



Jogando em casa na Arena das Dunas  o América RN, venceu o Ferroviário CE pelo placar de 03 a 02 em partida realizada na noite desta segunda feira (16), pela serie ¨D ¨ do Campeonato Brasileiro.

Os gols do Mecão foram marcados por: Davi Gabriel, Salatiel e Giva.

O América volta a campo pela serie ¨D ¨ no próximo dia 28 jogando contra o Santa Cruz RN no Nazarenão em Goianinha RN