O vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente do Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex), abriu, nesta sexta-feira (1º), uma consulta interna para decidir se o Itamaraty deve acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos. A informação é da Folha de S.Paulo.
O processo é uma etapa formal que antecede uma eventual contestação contra a tarifa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros.
Segundo apurou a Folha de S.Paulo, os membros da Camex têm até as 14h da próxima segunda-feira (4) para se posicionar. O colegiado inclui ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além de secretários executivos de áreas ligadas à economia, comércio exterior e indústria.
A proposta de autorização conta com respaldo técnico da Advocacia-Geral da União (AGU). Caso aprovada, servirá como posicionamento oficial do Brasil diante da medida dos EUA, com foco na defesa das normas do sistema multilateral de comércio e na proteção dos interesses econômicos brasileiros.
Fonte: Brasil 247