Durante pronunciamento no Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) disse que solicitou à governadora Fátima Bezerra (PT), que viabilize recursos para recuperar e ampliar a Escola Maria das Graças Germano. A unidade está localizada na comunidade Boi Selado, na zona Rural do município de Jucurutu.
“A escola exerce um relevante papel na sociedade”, disse o parlamentar, ressaltando o compromisso da unidade com a educação integral. O deputado Nelter Queiroz também afirmou que solicitou ao Ministério das Comunicações, por meio da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações – sinal de telefonia para comunidades rurais de Jucurutu.
“É importante que seja colocado sinal de celular nessas comunidades”, afirmou o parlamentar, registrando ainda a expansão da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), para atender à população do Vale do Açu.
Parque da Roberto Freire será coerente com plano de manejo do Parque das Dunas, afirma secretário
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que o projeto do Parque Linear na margem da Avenida Roberto Freire não avançará em desacordo com o Plano de Manejo do Parque das Dunas, recém-atualizado. Ele enfatiza que não há projeto executivo em andamento e destaca que toda e qualquer proposta futura só poderá ser elaborada em conformidade com o documento que rege a unidade de conservação ambiental.
“Não é adequado, coerente, legal, que qualquer projeto seja incompatível com o plano de manejo. O plano de manejo de uma unidade de conservação é a regra máxima que deve ser utilizada para que você possa desenvolver um projeto ali”, afirmou Mesquita, durante audiência pública na Assembleia Legislativa realizada nesta segunda-feira 1º. O encontro foi proposto pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT).
O secretário deixou claro que não existe, até o momento, um projeto formal para a área. O que há é uma concepção inicial, que poderá ser adequada ao plano de manejo do parque.
“Queremos fazer um projeto completamente coerente com o plano de manejo, para que venha a agregar não somente qualidade de vida, bem estar e lazer, que são também indispensáveis para o ser humano e para o meio ambiente, mas principalmente percepção e educação ambiental”, afirmou o secretário.
Em julho, a Prefeitura do Natal anunciou a intenção de instalar um parque linear ao longo da margem da Avenida Roberto Freire, na Zona Sul da cidade, usando uma fatia de 10 hectares da Unidade de Conservação Parque das Dunas, entrando no máximo 50 metros para dentro da vegetação em relação à Roberto Freire. Um parque linear consiste em um equipamento que tem um comprimento maior do que a largura.
De acordo com Mesquita, essa foi a proposta inicial da Prefeitura porque essa foi a configuração da área cedida pelo Exército, que controla o espaço. “O Exército tem uma preocupação porque ali ainda é uma área de manobra militar”, lembrou Thiago.
Após o anúncio da iniciativa, porém, ambientalistas questionaram a concepção do projeto, citando que o plano de manejo restringe a ocupação de determinadas áreas do Parque das Dunas.
Em outubro, o Conselho Gestor do Parque das Dunas sugeriu à Prefeitura que o espaço de visitação pública não seja aberto ao longo de toda a Avenida Roberto Freire, mas sim concentrado na área que fica entre a Comjol e as imediações da antiga UnP, avançando mais adentro no parque. Na prática, a área sugerida (de 16 hectares) é até maior que a proposta pela Prefeitura, mas com uma configuração diferente, sem ser por toda a extensão da Roberto Freire. Deixaria, portanto, de ser um parque linear e teria a configuração mais semelhante à do Bosque dos Namorados. O argumento dos ambientalistas é que a área entre a UnP e o Praia Shopping tem um formato diferente de vegetação, que precisa ser mais preservada.
Fonte: Agora RN





