sexta-feira, 30 de julho de 2010

Coluna Ponto X


Pesquisa Eleitoral, Mito ou Verdade?

Em ano de eleição, pesquisas de intenção de voto costumam ser elementos explosivos nas disputas pelo poder. Mas o que dizer se todos os levantamentos feitos atualmente no Brasil fossem imprecisos? Esta é a conclusão de um grupo numeroso de especialistas em estatística eleitoral. Para eles, é impossível calcular dois dos principais indicadores utilizados pelos institutos para avaliar a consistência dessas pesquisas: a margem de erro “para mais ou para menos” e o nível de confiança. Motivo de polêmica entre especialistas, a suspeita lançada pelos estatísticos é baseada no método aplicado atualmente para captar a preferência do eleitor.

Este é apenas um pequeno trecho de uma matéria que li no Correio Brasiliense escrita no dia 21/02/2010 pelo jornalista André Duarte.

Na minha visão, muitas vezes a Pesquisa Eleitoral tem duas faces: A primeira é quando ela é solicitada por um órgão Sério e Neutro politicamente, e realizada por uma empresa de renome estadual ou nacional visando obter dados e opiniões da população com o intuito de informar através da imprensa escrita, falada e televisada sobre o cenário politico do momento. Já a segunda Face visa influenciar a opinião da maioria dos eleitores que no nosso pais são desprovidos deste conhecimento intelectual, é quando um ou mais políticos usam deste artificio para ludibriar o bom senso das pessoas.

Aqui mesmo no nosso município temos bons exemplos de falsas pesquisas eleitorais, nas eleições de 2008 tivemos várias pesquisas eleitorais com números fantasiosos visando mudar a vontade e o pensamento do eleitor, quem de vocês já não disse ou ouviu dizer de alguém a seguinte frase? “Eu não vou votar em Fulano porque ele não vai ganhar, vou votar em Sicrano porque assim eu ganho o meu voto!”.

É por essas e outras razões que a Pesquisa Eleitoral serve de ajuda para aqueles que não têm responsabilidade com o poder público e que usam do modelo democrático para tirar vantagens em beneficio próprio.

Então Eleitor, Veja, Ouça, Leia e assista ao resultado de todas as Pesquisas Eleitorais que serão divulgadas no decorrer do pleito deste ano, mas busque de maneira crítica analisar todas e dessa forma tenha sua própria opinião, não se deixe levar por números ou opiniões de B ou E que andam por aí, seja crítico e independente!