segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Esporte: América vence e conquista acesso para série B

A torcida americana que sofreu com o engarrafamento, bem como co os tumultos na porta do estádio que exigiram uma participação enérgica da polícia, invadiu todas as dependências do estádio para acompanhar o momento que eles tantos aguardavam: ver o clube de coração classificado para a série B.
O otimismo presentado não demorou muito a começar a se transformar em realidade, a equipe do Paysandu não conseguiu conter o ímpeto dos jogadores do América, que atuando com bastante determinação, chegou ao gol logo aos 9 minutos, quando Wanderley completou bem uma bola que rondava a área do goleiro Alexandre Fávaro.
Sentindo pressão idêntica a que costuma fazer aos seus adversários sofreram quando jogam no estádio da Curuzu, os paraenses tentaram responder de forma imediata para esfriar a torcida, Rafael Oliveira chegou a marcar o gol de empate, mas estava impedido, depois Juliano assustou numa cobrança de falta e Fábio arriscou de fora da área para uma defesa segura de Fabiano e foi só.
Melhor em campo, o time natalense continuou mandando nas ações e foi justamente se aproveitando de uma subida desordenada do Papão, que o América praticamente encaminhou seu acesso nos primeiros 45 minutos. Wanderley puxou contra-ataque rápido, entrou na área, tentou tirar do alcance do goleiro, que desviou, mas a bola foi parar nos pés de Max, que não perdoou e fez América 2 a 0. O que tornou a tarefa do Papão bem mais complicada para segunda etapa, já que o empate favorecia os paraenses.Os 45 minutos finais soaram como uma espécie de contagem regressiva para os torcedores e para a equipe americana. Com prejuízo enorme para tirar, o Papão da Curuzu se lançou ao ataque cedendo espaços preciosos para ser explorado pelo ataque potiguar. Mas os visitantes acabaram sendo premiados pela coragem demonstrada aos 4 minutos, quando numa falha clamorosa de Fabiano, que já havia realizado uma grande defesa, Rafael Oliveira recebeu o presente e fez o gol paraense.
Mas o América assimilou bem o golpe e passou a responder, Wanderley perdeu duas boas chances de ampliar e o alvirrubro equilibrou as ações dentro de campo. Fabiano se recuperou da falha no gol realizando defesas seguras e mantendo a tranquilidade do sistema defensivo.Vendo o tempo passar o Paysandu se lançou em uma espécie de missão suicida e abridno o seu sistema defensivo. O América atacou com perigo, mas pecou no passe final. Na melhor oportunidade, Wanderley desperdiçou um pênalti sofrido por Nádson aos 42 minutos, levando mais dramaticidade a epopeia do clube potiguar na série C. A torcida ansiosa vibrava até dos chutões dados pelos zagueiros cortando as investidas do Papão. Não demorou para os torcedores entrarem em êxtase, quando Alício Pena Júnior trilou o apito pela última vez e confirmou o acesso do Alvirrubro, que deu adeus a um dos piores momentos de crise de sua história.