quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Presidente da Faern pede em Brasília mais atenção aos portos, milho e crédito emergencial para o Nordeste

Nesta quarta-feira (27), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, teve uma agenda cheia em Brasília. Na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou, juntamente com presidentes de Federações e classe política, do lançamento da campanha Zarpa Brasil! que estabelece melhorias para os portos brasileiros. Também visitou gabinetes de secretários para definir pontos da política agrícola para o Nordeste. 

Na CNA, defendeu a aprovação da Medida Provisória (MP) 595, que abre o sistema portuário ao capital privado. Durante a reunião, na sede da Entidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o relator da MP, senador Eduardo Braga, líderes partidários e presidentes de confederações patronais debateram e aprovaram a campanha. Na oportunidade, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu apresentou dados que comprovam a ineficiência do sistema portuário brasileiro. “O Brasil está em 130º no ranking de qualidade dos portos do Fórum Econômico Mundial. O sistema portuário brasileiro precisa dobrar a sua capacidade, em sete anos, para acompanhar a taxa de crescimento de demanda dos últimos 10 anos”, ressaltou a senadora. 

De acordo com José Vieira, da Faern, essa crise também é sentida no Nordeste e no RN. “Temos um porto com mais de 70 anos e que já ficou ultrapassado. Temos que começar a estudar uma logística de planejamento para criarmos outro porto. Quem sabe, na região Oeste do estado”, comentou Vieira. 

Por: Leonardo Sodré.