sábado, 11 de maio de 2013


Delegado Portela e tenente René comparecem a sessão na Câmara de Lajes

Atendendo o requerimento do vereador Jimmy Cleyson (PHS), o delegado de Polícia Civil de Lajes, Dr. Eduardo Portela, e o tenente Renê, comandante do destacamento policial de nosso município, compareceram a sessão da Câmara Municipal na noite de ontem, para prestarem esclarecimentos sobre a segurança pública do nosso município. Os policiais fizeram uma explanação da segurança e responderam as perguntas dos parlamentares durante a sessão.

O primeiro a se pronunciar foi o tenente Renê, que disse em seus pronunciamento que durante os três anos em que estar a frente do destacamento policial em nossa cidade, tem lutado para manter a ordem do município, mesmo diante das dificuldades enfrentadas com a queda do contingente policial em nosso município. O mesmo lamentou que nesses últimos meses a situação se agravou, mas a policia está atenta.

O tenente Renê revelou que dos quadros homicídios que aconteceram na cidade, três estão presos e um outro suspeito se suicidou.

O comandante do destacamentos ainda nos falou das dificuldades que está enfrentando com a limitação do efetivo, onde dos seis PM que tinham em sua equipe, hoje só conta com quatro soldados. O mesmo ainda falou da parceira com a Prefeitura de Lajes, quem vem sendo comprida pelo prefeito Benes.

Outro ponto destacado pelo tenente em seu discurso, foi a falta de ajuda da população, justamente na questão das drogas, quando muita gente sabe dos locais de venda e do consumo das drogas e não tem coragem de denunciar, colaborando assim com o trabalho da polícia, enfatizando que a droga é o grande problema encontrado hoje e que tende a piorar em nosso município.

Para finalizar o tenente Renê pediu a colaboração da população do município, deixando um número de telefone a disposição daqueles que queiram colaborar com a Polícia Militar, e que a identidade dos colaboradores será preservadas. O telefone de contato é o 9834-8060.

Já  delegado Eduardo Portela explicou que a dois tipos de policia, a Civil e a Militar. O expediente do Policia Civil é igual ao funcionamento do estado, que se dar das 08:00 às 18:00 horas. Qualquer acontecimento fora do expediente, a população deverá procurar a Delegacia Regional em São Paulo do Potengi, a qual Lajes está subordinada. Os casos ocorrido no final de semana fica subordinado a Delegacia Regional.

Aqui em Lajes, o delegado Eduardo Portela informou que tem uma sala de trabalho na Delegacia local, com uma estrutura deficitária. Com ele apenas dois agentes e não escrivão, onde o mesmo acumula as duas funções, e ainda responde pelas cidades de Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo.
 
Quanto o caso do último final de semana, quando os policiais do GTO abriram fogo contra os bandidos, o mesmo não estava na cidade, e que soube do ocorrido através da mídia. 

Eduardo Portela também pediu a colaboração da comunidade para facilitar o trabalho das Policias Civil e Militar, com a finalidade de melhorar o trabalho policial na questão da segurança pública em nosso município.

O vereador Jimmy Cleyson, autor do requerimento, aproveitou a oportunidade para agradecer ao tenente René e ao delegado Eduardo Portela, pelos esclarecimentos prestados ao Legislativo Municipal.

Por fim, presidente da casa, vereador Clóvis Vale, agradeceu a presença das autoridades policiais, e disse que a Câmara Municipal está cumprindo o seu papel de defender a população e buscar soluções para melhorar a segurança pública do nosso município. Reafirmou que na próxima terça feira estará com a promotora de justiça da COMARCA, Dra. Juliana Aucoforado de Lucena, juntamente com os colegas vereadores, e que após esse encontro, realizará uma audiência pública atendendo o requerimento do vereador Felipe Menezes (PMDB).