Pular para o conteúdo principal

Fifa altera horário de jogos em Natal

Roma (AE) - Depois de sete anos de preparações para a Copa do Mundo de 2014, o futebol começa a ser levado em conta no planejamento da Fifa e a entidade deverá mudar os horários de jogos para evitar temperaturas elevadas para os jogadores nas cidades do Nordeste. Questionado em Roma, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou que está muito preocupado com o calor em algumas sedes. As declarações foram feitas depois que ele se reuniu com o papa Francisco e ouviu do pontífice uma cobrança: a de que o Mundial no Brasil também favoreça aos mais pobres e às favelas. Natal tem dois jogos marcados para as 13h. O primeiro deles, no grupo do Brasil, logo no dia 13, dia seguinte ao da abertura do Mundial. O segundo deles no dia 24 de junho (D1x D3). Os outros dois jogos a serem disputados na capital potiguar estão agendados para as 19h.

Estádio Arena das Dunas receberá dois jogos à noite e os outros dois que 
 seriam às 13h passarão para um horário de fim da tarde
A agenda da Copa foi apresentada há mais de um ano, depois que a CBF e o governo brasileiro travaram uma disputa acirrada para atender a governadores, prefeitos e interesses locais com jogos espalhados em 12 sedes. Ao todo, 51 versões da tabela foram feitas até que a edição final fosse apresentada e aprovada.

Agora, Blatter confirma que tudo pode mudar, justamente para garantir o melhor rendimento possível das seleções. “Temos recebido informes, cartas e pedidos para que haja uma mudança nos horários. É mesmo um problema o calor que faz no Brasil”.

O Fifpro (Sindicato Mundial dos Jogadores) encampou há meses a luta pela mudança dos horários de alguns jogos. Em parceria com o Sindicato brasileiro, que é presidido por Rinaldo Martorelli, conduziu um estudo coordenado pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto sobre os efeitos no corpo dos jogadores em partidas disputadas sob altas temperaturas. Houve jogos às 13 horas em Fortaleza, Manaus, São Paulo e Brasília e os resultados obtidos foram encaminhados para a Fifa.

A entidade reconhece que o plano apresentado há mais de um ano com as 12 sedes pode não ser ideal. “Vamos debater esse assunto e tomar uma decisão sobre uma possível mudança em dezembro, durante nosso Comitê Executivo. O calendário que temos foi estabelecido, mas não está sancionado”. O encontro do Comitê Executivo será em um complexo hoteleiro na Costa do Sauipe, no litoral da Bahia, na semana do sorteio dos grupos (que está marcado para o dia 6).

Vinte e quatro dos 64 jogos do Mundial estão marcados para as 13 horas. Se nas sedes no Sudeste e Sul isso não é problema, a Fifa constatou na Copa das Confederações que o calor nas cidades do Norte e Nordeste pode prejudicar o rendimento de seleções. Tanto a Itália quanto a Espanha se queixaram muito, não só do calor mas também da grande umidade em cidades como Recife e Fortaleza. No informe técnico da entidade, a temperatura foi apontada como um fator que pode influenciar os jogos.

Pela programação, jogos às 13 horas ocorrerão em Natal, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília. O que surpreende pessoas dentro da Fifa é como a CBF, ainda sob o comando de Ricardo Teixeira, aprovou e sugeriu tais horários quando nem no Campeonato Brasileiro há jogos nestes horários nestes locais.


Cobrança

Blatter revelou que a questão do impacto social da Copa foi tratado até mesmo pelo papa nesta sexta. Segundo o dirigente, Francisco insistiu que a Fifa e o Mundial devem “ajudar as favelas” do Brasil, em um claro recado de que os gastos da Copa e as atenções não podem esquecer os problemas sociais do País. Em sua visita ao Brasil, o papa fez questão de visitar uma favela. E saiu em defesa dos manifestantes que, durante a Copa das Confederações, tomaram as ruas para pedir melhorias sociais no Brasil. Diante do pedido do papa, Blatter lavou as mãos. “Fazemos o que podemos, mas não podemos fazer tudo”, disse.

Blatter se diz convencido de que na Copa não haverá protesto no Brasil e que as autoridades “não perderão a oportunidade” de mostrar que o Brasil é um grande país. Ele também diz que não há o menor risco de atraso em obras nos estádios e que tudo ficará pronto no prazo previsto.








Postagens mais visitadas deste blog

Em Destaque

  Destacamos em nossa página o aniversário da nossa irmã em Cristo Simone Ferreira ocorrido ontem (15) O nosso Portal de noticias parabeniza nossa querida irmã Simone por essa  data tão significativa em sua vida

TÚNEL do TEMPO

  Você sabia? O Desembargador Amaro Marinho Filho, deputado estadual, e Antônio Câmara, deputado federal, formaram a maior dobradinha política da história do Mato Grande Nas eleições estaduais de  15 de novembro de 1986 , no   Rio Grande do Norte , um dos grandes destaques foi a aliança política formada pelos então candidatos   Amaro Marinho   (deputado estadual) e   Antônio Câmara   (deputado federal). Juntos, eles construíram uma das mais sólidas e influentes   dobradinhas eleitorais   da região do   Mato Grande , sendo lembrada até hoje como uma das mais expressivas da história política local. Naquele pleito, quatro chapas disputaram o governo estadual, mas quem saiu vitoriosa foi a chapa formada por  Geraldo Melo  (governador) e  Garibaldi Alves  (vice-governador). Para o Senado, os eleitos foram os primos  José Agripino  e  Lavoisier Maia , ambos nomes de peso na política potiguar. Na eleição para ...

LAJES: Web Rádio

  Louvor, Adoração, A Palavra de Deus Hoje sábado (08), a partir das 15 horas na Web Rádio A Voz do Sertão tem o programa CONEXÃO GOSPEL , com transmissão ao vivo no facebook sua voz do sertão e no Rádios Net Apresentação Presbítero F. Cruz Canelinha Boulos firma compromisso de Lula contra retirada de direitos de servidores Cumprindo a missão de aproximar o governo dos movimentos sociais e de trabalhadores organizados, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, recebeu representantes de cerca de 30 entidades de servidores públicos na tarde desta quinta-feira (6) no Palácio do Planalto. Boulos firmou compromisso de Lula com as organizações de que governo é contra qualquer retirada de direitos na reforma administrativa. "Nosso compromisso, aqui na Secretaria Geral da Presidência, é fazer todo diálogo necessário, trabalhando junto com as ministras Esther Dweck e Gleisi Hoffmann, para garantir que os servidores públicos sejam valorizados e não percam direitos...