sábado, 24 de maio de 2014

Henrique Alves promove encontro para evitar fechamento do hospital de João Câmara

Reunião em Natal discute crise no hospital de João Câmara.
Conforme havia acertado na noite da quinta-feira (22), quando esteve em João Câmara com autoridades locais, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se reuniu, nesta sexta-feira (23), em Natal, com o secretário de saúde do estado, Luiz Roberto, para discutir uma solução para a crise do Hospital Regional de João Câmara. "A unidade de saúde está ameaçada de encerrar o atendimento à população local e de mais 13 municípios da região do Mato Grande por falta de profissionais para os serviços médicos e de obstetrícia", observou o deputado.

O encontro contou ainda com a participação do deputado estadual Gustavo Fernandes; do prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino, o Vavá; da secretária municipal de saúde, Andrelúcia Cordeiro; e do chefe de gabinete da prefeitura, João Maria. Durante a reunião, os gestores da saúde do estado e município fecharam um acordo para administração compartilhada dos serviços prestados pelo hospital. A cogestão implica na participação financeira dos outros 13 municípios do Mato Grande com recursos para o consórcio regional de saúde. A prefeitura de João Câmara já participa da gestão do hospital com R$ 180 mil mensais.

O modelo de dupla gestão do atendimento na porta do hospital será ampliado para a contratação de pessoal do serviço de obstetrícia, que também estava ameaçado por falta de profissionais. Essa ampliação irá evitar a transferência de mulheres grávidas, em trabalho de parto, para o hospital de Macaíba na região metropolitana de Natal. O deputado Henrique Alves saiu satisfeito com o resultado do encontro e comemorou o entendimento que permitiu, ainda, a cessão de duas ambulâncias do estado para o município de João Câmara. hospital regional de João CÇamara que atede a outros 13 municípios da regiçao do Mato Grande.


Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados