sábado, 26 de julho de 2014

Wilma de Faria garante: “Eu não tinha conhecimento da viagem de Carlos Eduardo Alves”

Vice prefeita de Natal prestará depoimento sobre pedido de impugnação da candidatura dela ao Senado.


A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, candidata do PSB ao Senado, irá dizer ao juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Carlo Virgílio Fernandes Paiva, durante seu depoimento marcado para as 9 horas da próxima segunda-feira, que não tinha conhecimento da viagem do prefeito Carlos Eduardo à Espanha, realizada entre 16 a 28 de abril deste ano. Será a justificativa dela, perante a Justiça Eleitoral, para o fato de a Prefeitura de Natal ter ficado “acéfala” durante parte do período em que o prefeito esteve ausente do país para tratar de questões ligadas à cidade do Natal.

Carlo Virgílio intimou a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal a prestar depoimento, no processo de impugnação que tramita contra ela no TRE do Rio Grande do Norte. Wilma deverá comparecer à sede do TRE na próxima segunda-feira, às 9h, para prestar depoimento pessoalmente. “O que vou dizer segunda é que eu não tinha conhecimento da viagem do prefeito. Vou dizer que também não tomei posse como prefeita. E que não pratiquei o que está dito pela Procuradoria (SIC). Não pratiquei qualquer ato como prefeita. E que eu viajei, estava fora do estado, quando houve o chamamento”, disse Wilma, em entrevista ao Jornal de Hoje, diretamente de Caicó, esta manhã, onde participa das festividades da Festa de Santana.

Instada a falar se teme ter a candidatura impugnada, Wilma mostrou-se muito confiante na Justiça. “Não temo, porque tenho certeza que a Justiça vai deixar tudo isso muito claro”, afirmou, preferindo “não falar” o que achou do ocorrido em Natal, quando a cidade ficou praticamente uma semana sem qualquer comando administrativo. “Não vou falar sobre isso”.

Wilma está tendo o registro da sua candidatura impugnado pela coligação “Liderados do Povo IV”, que tem como candidata ao Senado a deputada federal Fátima Bezerra (PT). A coligação impugna a candidatura de Wilma por ela ter, supostamente, na condição de vice-prefeita de Natal, assumido o cargo de prefeita interinamente, quando Carlos Eduardo viajou.

A Lei das Eleições proíbe candidatos a cargos eletivos – exceção feita a chefes de executivos no exercício do mandato – exercerem cargos em prazos de desincompatibilização. No caso de Wilma, se quisesse concorrer a qualquer cargo nessas eleições, ela teria que ter se desincompatibilizado do cargo de vice-prefeita – o que poderia ter sido feito por meio de renúncia – seis meses antes do pleito, no caso, no dia 5 de abril. Wilma, entretanto, decidiu permanecer no cargo, se abstendo de “cometer atos de chefe do executivo” e evitando assumir o cargo, mesmo na ausência do titular.

Além de Wilma, o juiz Carlo Virgílio intimou a jornalista Georgia Neri para comparecer à Justiça Eleitoral e falar sobre entrevista da vice-prefeita ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra. Na participação do programa, a ex-governadora teria admitido não precisar assumir a prefeitura, mesmo sendo vice e na ausência do titular. Outra diligência determinada por Carlo Virgílio envolve o juiz da 5ª Vara da Fazenda de Natal, Luiz Alberto Dantas, no sentido de que informe sobre a situação do mandado de segurança impetrado pelo vereador Maurício Gurgel, que tramita naquele juízo.


O Jornal de Hoje.