quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cristiane Dantas faz apelo por mais doação de sangue no RN

Imagem: Eduardo Maia.
O baixo estoque de sangue, no Hemocentro do Rio Grande do Norte, motivou o pronunciamento da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa. No momento, o Hemonorte tem em estoque pouco mais de 200 unidades, número insuficiente para suprir a necessidade dos hospitais públicos.

“O estoque é baixo porque para atender a rede hospitalar, com relativa tranquilidade, são necessárias 600 bolsas de sangue prontas para uso. É tão simples ajudar, a população precisa ouvir esse apelo. Para se ter ideia da importância desse ato, a doação de uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse Cristiane.

A parlamentar destacou que os estoques estão em níveis críticos e o fornecimento de sangue para a rede hospitalar está comprometido. O sangue tipo AB negativo está zerado. “Isso é muito grave, pois esse tipo de sangue não tem substituto, então a doação voluntária é fundamental”.

Cristiane Dantas chamou a atenção para os possíveis doadores de sangue e esclareceu que pode doar sangue qualquer pessoa que tenha entre 16 e 65 anos e pese mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Basta levar um documento oficial com foto. Os jovens de 16 e 17 anos podem fazer sua doação acompanhados de um responsável.

A deputada falou ainda que o nível crítico não é realidade apenas em Natal. Nas unidades do Hemonorte no interior do Estado, em Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos o estoque de sangue está constantemente baixo e pediu ainda para quem for ao Hemonorte na intenção de doar sangue, faça também o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação