quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Estudante de Mossoró receberá prêmio por projeto social


Francisco Aquino é um dos 12 finalistas do Prêmio Laureate Brasil 2018 com projeto desenvolvido em Assu (RN)

Em agosto, o Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social 2018 selecionou 12 projetos sociais idealizados por brasileiros de 18 a 29 anos, sendo que um deles é do Rio Grande do Norte, finalista do Jovem Empreendedor Social – UnP. A premiação identifica iniciativas que fazem a diferença nas comunidades em que estão inseridas e levam em consideração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Francisco é aluno de Psicologia do Campus Mossoró da UnP. Juntamente com ele, outros três jovens foram selecionados pela Universidade Potiguar, integrante da Laureate Brasil: Ana Géssica, do Ceará; Mariana Gueiros, de Garanhus (PE); e Vinícius Sales, estudante de Jornalismo da Faculdade dos Guararapes, instituição da Laureate em Recife (PE).



Criado em 2008, o Prêmio Laureate Brasil integra o programa global YouthActionNet®, da International Youth Foundation (IYF), fundado em 2001 e que reconhece, apoia e proporciona visibilidade às lideranças juvenis dedicadas ao empreendedorismo e ao negócio social, de diversos países, por meio da rede colaborativa interligada, incluindo a parceria com UnP.

Os escolhidos ganharão uma capacitação em empreendedorismo social on-line e presencial, esta última ocorrerá em São Paulo (SP), e receberão um prêmio de US$ 2.000,00 (dois mil dólares) para investimento em seus projetos sociais. Confira fotos e descritivos dos vencedores selecionados pela UnP:


ncentivo a Ciência Jovem da MOCICULT
Movido pelo desejo de impulsionar a produção científica entre jovens, o estudante Francisco Aquino, de Assú (RN), cofundou o Incentivo a Ciência Jovem da MOCICULT. O programa promove capacitações com alunos e professores da região, estimulando o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Dentre os beneficiados estão crianças a partir de seis anos de idade até jovens cursando o ensino superior.


Vamos Fazer Arte

Na infância, Ana Géssica foi beneficiada com aulas de flauta doce que transformou sua perspectiva de vida e trouxe o desejo de multiplicar a ação que fazia tão bem. Dessa vontade nasceu o projeto Vamos Fazer Arte, que atende a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo-lhes aulas de musicalização e prática musical, além de atividades socioeducativas. Até o momento já beneficiou mais de 230 famílias, gerando emprego e renda para 20 proMaravilhas de Pernambuco


Natural de Garanhuns (PE), Mariana Gueiros é idealizadora do Maravilhas de Pernambuco, iniciativa educacional voltada para a difusão e a valorização social, cultural e ambiental do estado. O projeto resultou em um guia de destinos turísticos 101 Maravilhas de Pernambuco e três e-books sobre atrativos da região. Além disso, atua na cobertura jornalística de eventos locais, focados na dança, música, artesanato e cultura popular, que são divulgados em redes sociais, aplicativos móveis, palestras e participação em programas de rádio e TV
.


InfoLibras

A partir de um trabalho acadêmico, o estudante de jornalismo Vinícius Sales criou o InfoLibras, projeto que visa fornecer conteúdo informativo para pessoas que possuem deficiência auditiva. Por meio de vídeo descrição, um intérprete faz a transcrição de notícias para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a disponibiliza em uma plataforma digital que funciona como um site de notícias da cultura surda.



 

Assessoria de Comunicação - UnP