sábado, 23 de março de 2019

No Dia Mundial da Água, Governo leva programação ao Seridó

O semiárido potiguar foi o local escolhido para o Governo do RN celebrar o Dia Mundial da Água. Foi na Barra de Santana, comunidade do município de Jucurutu, onde a governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, participou, nesta sexta-feira (22), da programação estadual que trouxe como tema “Água: um direito humano e um bem comum da natureza". O tema mundial da data foi definido pela Organização das Nações Unidas - ONU, sendo “Água para todos”.
"Ao escolhermos o complexo da Barragem Oiticica para marcar esta data, estamos dizendo que a água é um bem imprescindível à população, um direito fundamental. É vida, e vida não pode ser privatizada; deve ser desenvolvida, preservada, priorizada de forma sustentável. Por isso reafirmamos o compromisso de continuar o trabalho incansável e irrenunciável de entregar o complexo da Barragem de Oiticica até o início de 2020", destacou Fátima Bezerra ao lembrar da alegria em fazer parte da luta em prol da obra, reivindicada pela população há meio século.
De acordo com Fátima, a gestão trabalhará de forma integrada e com empenho total na busca de parcerias e união para a conclusão da obra, que depende de recursos federais, para cumprir o calendário, o qual prevê até dezembro deste ano o término do reassentamento harmonioso da Nova Barra de Santana. A comunidade foi deslocada para dar lugar à construção que inundará a região. "Para que o calendário seja cumprido, é necessário que a grande mobilização social e cidadã permaneça vigilante para que não haja atrasos nos repasses. O que o Governo puder fazer, fará para que Oiticica seja entregue", acrescentou.
Segurança hídrica tem agenda para os próximos 50 anos
A programação oficial montada pelo Governo do Estado para o Dia Mundial da Água foi aberta pelo Bloco do Magão, conhecida agremiação do carnaval de Caicó, uma das maiores cidades da região do Seridó. O evento contou com estandes de órgãos vinculados ao segmento hídrico, visitados por estudantes e pela população, que tiveram acesso a ações de educação ambiental.
A chefe do Executivo estadual percorreu os estandes, concedeu entrevista a uma rádio local e participou do ato ecumênico em homenagem à resistência do sertanejo, conduzido pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e pelo pastor Anchieta Júnior de Souza, da igreja evangélica Assembleia de Deus. Em seguida, participou de uma roda de conversa e tratou da agenda hídrica estadual, explicando sobre o projeto de adutoras do Seridó que, em paralelo ao complexo de Oiticica, garantirá segurança hídrica pelos próximos 50 anos ao estado potiguar.
Governadora confirma investimentos para o Seridó
Fátima também destacou como compromisso do Governo os programas Água para Todos e o de perfuração de poços na região. Além disso, anunciou que as obras de reestruturação da RN 118, no trecho que liga Caicó a Jucurutu, serão entregues antes de agosto, mês previsto para conclusão do serviço. A estrada é a principal via de escoamento da região para a fruticultura, indústria do sal, produção mineral e indústria de confecções.
A governadora confirmou, ainda, o investimento de R$ 23 milhões no setor de queijeiras que beneficiará 47 cooperativas e associações - sendo 39 do Seridó - para a modernização da cadeia produtiva sem que haja perda do estilo de produção artesanal.
Na ocasião, foram entregues outorgas de licenças de uso da água para dois agricultores rurais de Jucurutu, em representação aos 172 produtores, do entorno de Oiticica, que foram beneficiados esta semana com a ação do Governo. "Com a regularização do uso da água, os produtores estão aptos a outros benefícios como o direito ao crédito e/ou financiamentos junto às instituições para perfurações de poços, por exemplo", explicou o diretor do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Caramuru Paiva.
A programação cultural teve a apresentação do grupo Trapiá de Teatro que apresentou a peça “Chico Jararaca”, contando as histórias de um cangaceiro seridoense que se preocupa com a escassez hídrica no Bioma Caatinga, e a exposição fotográfica “Do Dano ao Belo”, do Ministério Público do RN.
Sobre Oiticica e a Nova Barra de Santana
As obras da parede da Barragem de Oiticica já se encontram com um percentual de execução de 70%. É uma das maiores obras hídricas já realizadas no RN e será o terceiro maior reservatório do Estado. Beneficiará diretamente 350 mil habitantes em 17 municípios do Estado, com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos. De forma indireta, atenderá toda a população dos municípios do Seridó, Vale do Açu e região Central do Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 500 mil pessoas. O reservatório vai represar águas do rio Piranhas/Açu e vai receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.
Já a Nova Barra de Santana, construída para abrigar os moradores do distrito que será alagado pela construção do reservatório, está com percentual de execução de quase 60%. O local para abrigar as mais de 200 famílias foi escolhido pela própria população após constantes diálogos e construções coletivas. Além de moradias, a nova Barra de Santana conta com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.
"Trazer este evento para cá é um sonho que tínhamos há anos e somente agora que tivemos essa oportunidade dada a sensibilidade da nova gestão. É um momento de celebrar, mas também de nos aproximarmos e demonstrarmos nossos anseios e expectativas ao Governo", declarou José Procópio de Lucena do Seapac - Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários.
O evento contou com a presença de representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças da região. 


-- 
Assecom-RN