terça-feira, 18 de junho de 2019

Cristiane apresenta projeto que obriga presença de doulas no trabalho de parto

Reconhecidas na Classificação Brasileira de Ocupações, as doulas, ou acompanhantes de parto, são profissionais essenciais para proporcionar o conforto físico e o apoio emocional às mulheres parturientes. É para garantir a sua presença nos hospitais, maternidades e casas de parto públicos e privados que a deputada Cristiane Dantas (SDD) está apresentando projeto de lei na Assembleia Legislativa.

“A presença das doulas busca preencher uma lacuna existente de profissionais que cuidem da saúde emocional e apoio psicossocial da mulher neste momento ímpar. O acompanhamento da parturiente e até dos seus familiares contribui para um parto mais humanizado”, justificou a parlamentar.

De acordo com o projeto da deputada, os estabelecimentos têm que garantir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, no parto e no pós parto, sempre que for solicitado pela parturiente. Esses serviços não acarretarão quaisquer custos adicionais à parturiente.

Às doulas é vedada a realização de procedimentos médicos ou clínicos, bem como procedimentos de enfermagem e da enfermaria obstétrica que não tenha curso específico para a realização dessas atividades.