quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Relatório de monitoramento nos parrachos será apresentado nesta quinta-feira


  Nesta quinta-feira (28) será apresentado o relatório dos mergulhos de monitoramento dos parrachos de Pirangi para verificar o possível acumulo de óleo. O mesmo que atingiu o litoral potiguar nos últimos meses. O resultado será mostrado na reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na Escola de Governo, às 14h.
         Os mergulhos fazem parte do grupo de trabalho criado dentro do GGI para monitoramento de arrecifes, parrachos e estuários. A ação inicial foi realizada na terça-feira passada (25) quando foram realizados mergulhos nos Parrachos de Pirangi e na Ilha Verde (Pirambuzios) com equipes da Marinha, Corpo de Bombeiros, Idema Ibama, Defesa Civil, UFRN e ONG Oceânica.
            Barreiras de contenção
         Também da reunião, a pesquisadora paulista Íris Regina Fernandes Poffo vai apresentar o resultado dos seus monitoramentos nos rios Pirangi e Catu, e estuários do rio Guaraíras e do rio Curimataú para observar a viabilidade de instalação de barreiras de contenção.
         Bióloga pela Universidade Mackenzie, Íris tem especialização em oceanografia biológica, mestrado em Ciência Ambiental e doutorado sobre acidentes ambientais em portos e terminais marítimos. Ex-professora universitária, ela trabalha com educação ambiental, preparação, prevenção e resposta a vazamentos de óleo no mar, análise de planos de emergência, realização de simulados teóricos e práticos, pesquisas sobre percepção e comunicação de riscos, gestão ambiental portuária, fauna oleada, recuperação de manguezal, e mobilização socioambiental.



Assessoria de Comunicação do Gabinete Civil do RN
Jornalista Zhamara Mettuza