Câmara Municipal de Lajes encerra os trabalhos legislativos e entra no recesso de fim de ano

Foco Sertanejo
By -
A câmara municipal de Lajes realizou na manhã desta sexta feira (20). a última sessão ordinária do ano de 2019.

Foi uma sessão bastante movimentara com várias matérias votadas e aprovadas em regime de urgência enviadas pelo executivo municipal.

A sessão foi presidida pelo vereador Nildo de João Oião (MDB), presidente do poder legislativo municipal de Lajes do Cabugt.

Na oportunidade foram aprovadas as contas do ex prefeito hoje deputado federal Benes Leocádio do exercício de 2012.

No grande expediente vários parlamentares usaram a tribuna da casa para fazerem seus pronunciamentos e prestarem contas dos trabalhos realizados durante o ano de 2019 no legislativo municipal.




A primeira oradora a usar a tribuna foi a vereadora Rilva Cunha (MDB), que fez uma rápida prestação de contas do seu trabalho durante o ano.

Rilva disse ter apresentado vários requerimentos, projetos de leis e indicações ao executivo municipal 

A vereadora encerrou seu pronunciamento desejando a todos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.





Em seguida usou a tribuna da casa o vereador Alderi Pereira (PRP), que iniciou seu pronunciamento criticando a avalanche de projetos enviados pelo executivo municipal para serem votados em regime de urgência na última sessão do ano.

O vereador ainda falou sobre a desaprovação das contas do ex prefeito Benes Leocádio pelo TCE dizendo que não estava ali para julgar o caráter pessoal do ex prefeito mas, para apurar erros encontrados na prestação de contas da gestão municipal no ano de 2012 pelo Tribunal de Contas do Estado e que acompanharia a decisão da corte estadual reprovando as contas do ex prefeito.

O edil também fez uma prestação de contas do seu trabalho durante o ano de 2019 no legislativo municipal e encerrou seu pronunciamento desejando a todos os lajenses um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo.




Quem também usou a tribuna foi o líder da oposição vereador Felipe Menezes (PODEMOS), que iniciou sua fala, fazendo duras criticas ao governo municipal pelo grande  número de matérias enviadas a casa para serem votadas em regime de urgência na última sessão do ano, citando o caso da reorganização da Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social - SEMTHAS.

O edil criticou a gestão por enviar para a casa pedidos de contratos de pessoal, quando já deveria ter convocado os aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Lajes.

O vereador ainda disse que politica de geração de emprego e renda não é abarrotar a prefeitura de contratados não.

Em seguida o líder da oposição se retirou do plenário em um ato de protesto pela falta de respeito da mesa diretora da casa, no entender do parlamentar em colocar as matéria para serem votadas em regime de urgência sem antes comunicar aos vereadores.




Já o Líder do governo vereador Mael Querino (PDT), usou a tribuna da casa para também fazer sua prestação de contas do seu trabalho no legislativo municipal durante o ano de 2019.

O edil iniciou seu pronunciamento criticando o desespero do líder da oposição vereador Felipe Menezes (PODEMOS), que abandonou o plenário para não votar as matérias que estavam na pauta para a ordem do dia.

Mael Querino disse que nunca desrespeitou nenhum colega vereador ou vereadora em plenário e que os debates durante a sessão, o edil ver com naturalidade.

O vereado também disse que não ver nenhum problema no caso das matérias que chegaram a casa para serem votadas em regime de urgência.




A vereadora Suely Soares (PCdo B), também usou a tribuna da casa para fazer um balanço de suas atividades parlamentar durante o ano de 2019.

A vereadora disse do seu desejo em ver o município com uma casa de apoio na capital do estado para acomodar as pessoas que vão para Natal, fazerem seus exames e suas consultas diariamente.

A parlamentar falou de sua lei aprovada na casa incentivando o plantio da arvores frutíferas nos canteiros e praças de nossa cidade.

A lei de incentivo a leitura nas escolas públicas do nosso município, começando pelo ensino infantil.

A vereadora também falou de vários requerimentos apresentados por ela, além de várias indicações encaminhadas ao executivo municipal.





O último orador a usar a tribuna foi o presidente da casa vereador Nildo de João Oião (MDB),  que iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus por mais um ano de trabalho no legislativo municipal.

O presidente disse em sua fala que aceita as criticas, mas lamenta o despreparo de alguns que não tem humildade, nem o espirito de companheirismo.

Nildo disse que votou a favor das contas do ex prefeito hoje deputado federal Benes Leocádio por entender que Benes foi o gestor que mais trabalhou em nosso município e que o seu trabalho é reconhecido em todo o estado do Rio Grande do Norte.

O presidente criticou a falta de médicos em nossa cidade e cobrou providências ao prefeito Marcão para solucionar esse grave problema que aflige a nossa população.

O presidente Nildo encerrou o seu pronunciamento dizendo que foi eleito para representar o povo de Lajes e não para passar a mão em cabeça de prefeito.

A câmara municipal entrou em recesso de fim de ano e só volta ater sessões ordinários a partir do mês de  fevereiro.






#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!