quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Governadora entrega iluminação do acesso sul ao Aeroporto Internacional de Natal

A governadora Fátima Bezerra entregou oficialmente, nesta terça-feira (21), a iluminação do acesso sul ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante. A solenidade de inauguração foi realizada no entroncamento da BR-304 com participação de autoridades políticas, representantes de motoristas de aplicativos e da sociedade civil.
 "Esta obra foi uma das prioridade do nosso governo, tendo em vista a sua relevância para o desenvolvimento do nosso Estado. É a porta de entrada para o Rio Grande do Norte que agora está devidamente iluminada garantindo segurança e conforto para os turistas e para a nossa população", reforçou Fátima.
 O trecho, que liga a BR-304, em Macaíba, até a rotatória que dá acesso ao aeroporto, tem 12 km de extensão. Para a iluminar a via, foram implantados 254 postes e 23 transformadores com investimento de R$ 1,1 milhão, viabilizados por meio de crédito entre o Governo do RN e a Caixa Econômica Federal (CEF). A obra, que estava sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), teve execução da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e funcionava, desde o último dia 14 de janeiro, em fase experimental.
 Durante a solenidade, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, enfatizou o empenho do Estado na iniciativa. "O Governo do RN trabalhou incansavelmente no intuito de destravar burocracias e entregar esta obra ainda na alta estação. Ressalto o trabalho realizado em conjunto da Secretária de Infraestrutura, DER, Cosern e Caixa que tornou possível a conclusão desta obra, agora em sua plenitude", pontuou.
 A iluminação do acesso sul, importante obra aguardada pelo setor turístico, foi executada em etapas - à medida em que ocorria a conclusão de uma etapa, um trecho era energizado. "Agora nós podemos trabalhar à noite e na madrugada com segurança e o turista tem uma melhor impressão do Estado com a via iluminada", destacou Deca Bolonha, vice-presidente do Sindicato de Turismo do Rio Grande do Norte (SindeTur).
 Também com sentimento de gratidão, motoristas de aplicativos que participaram da inauguração comentaram sobre a obra. "Temos muito a agradecer à governadora pela celeridade no processo de entrega desta obra. Para nós, motoristas que trafegamos diariamente por aqui, significa muito, não só para nossa segurança como também para a dos passageiros”, disse Anísio Barbosa, representante da Cooperativa dos motoristas autônomos de aplicativos.
 O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, também destacou a importância da iluminação para o município que será o responsável pela manutenção e consumo de energia elétrica. "O governo se empenhou para entregar a iluminação do acesso sul ainda no período de alta temporada, quando o RN recebe o maior volume de visitantes do ano", ressaltou.
 Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes na solenidade: senadora Zenaide Maia; deputado estadual Sandro Pimentel; vice-governador Antenor Roberto; prefeito do município de Macaíba, Fernando Cunha o superintendente da Inframérica, Ibernon Gomes; presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini; vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; vereador de Natal Maurício Gurgel, vereadores dos municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante; representantes do trade turístico e dezenas de motoristas por aplicativos, além de gestores estaduais - Jaime Calado (Desenvolvimento), Coronel Araújo (Segurança Pública), Manoel Marques (DER), Solange Portela (sub-secretária de Turismo), Rafael  Varela (vice-presidente da Emprotur).

Fotos: Elisa Elsie
Assecom-RN