A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja propor o reconhecimento da Crimeia como parte da Rússia e o congelamento das linhas de frente. Os termos fariam parte de uma proposta de acordo de paz para encerrar o conflito com a Ucrânia, durante as próximas negociações com representantes ucranianos e europeus em Londres, informou o The Washington Post nesta terça-feira (22).
Durante discussões em Paris, na semana passada, a equipe de Trump sugeriu reconhecer formalmente a Crimeia como território russo e, eventualmente, suspender as sanções contra a Rússia como parte de um acordo futuro — desde que Moscou se comprometa a cessar as hostilidades na Ucrânia, segundo a reportagem.
Na última sexta-feira (18), Trump afirmou que Washington se afastaria caso qualquer uma das partes envolvidas no conflito travasse as negociações de paz. Mais tarde, ele expressou esperança de que Rússia e Ucrânia cheguem a um acordo na próxima semana.
A Crimeia reintegrou-se à Rússia em 2014, após 96,77% de sua população votar a favor da medida em referendo. (Com informações da Sputnik).
Fonte: MSN