Pelo menos 430 pessoas morreram e outras 3.500 ficaram feridas no Irã desde o início do conflito militar com Israel, em 13 de junho. Os números foram divulgados neste sábado (21) pela agência
De acordo com a porta-voz do governo iraniano, Fatemeh Mohajerani, entre os mortos estão 54 mulheres e crianças. Outros 94 integrantes desses dois grupos ficaram feridos. A declaração foi publicada pela agência de notícias Tasnim, também ligada ao regime iraniano.
“Dois membros da equipe nacional de saúde — um obstetra e um pediatra, juntamente com seu filho — foram mortos desde o início do conflito”, informou o ministro da Saúde do Irã, Mohammad-Reza Zafarghandi, segundo a agência estatal Fars. Ele também denunciou que ao menos três hospitais foram atingidos pelos ataques israelenses.
A escalada militar entre os dois países tem afetado diretamente estruturas civis. Segundo Jafar Miadfar, chefe da Organização de Serviços Médicos de Emergência do Irã, sete ambulâncias foram danificadas e 14 profissionais de emergência ficaram feridos durante os bombardeios. A fala foi reproduzida pela emissora estatal IRIB.
A nova atualização do número de mortos ocorre após dias de silêncio oficial sobre o balanço de vítimas. Até o último domingo (15), o Ministério da Saúde iraniano havia informado 224 mortes — número que praticamente dobrou em menos de uma semana.
Fonte: Brasil 247