Alckmin Completa Uma Semana de Reuniões Sobre Tarifas Com Setor Privado

 

Nesta terça-feira (22), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, completou uma semana de agendas frente ao comitê interministerial criado pelo governo brasileiro para tratar o tarifaço de 50% para produtos importados do Brasil aos Estados Unidos, anunciado pelo presidente Donald Trump em 9 de julho.  Foram ao menos 16 reuniões com empresas e entidades brasileiras e norte-americanas, de setores como tecnologia, agro e pagamentos. 

A proposta do comitê foi pleitear uma aproximação do setor empresarial brasileiro que já tem relações comerciais com os EUA para ampliar as negociações e evitar as tarifas anunciadas aos produtos brasileiros. 

Na noite desta segunda-feira (21), Alckmin sinalizou que o governo norte-americano está respondendo às investidas brasileiras. “Estamos em conversa com o governo americano pelos canais institucionais e de forma reservada. 

As conversas estão caminhando”, relatou, sem revelar quem é o interlocutor dos EUA. 

Paralelamente, o governo brasileiro também estuda um plano de contingenciamento dos efeitos negativos que as tarifas deverão causar caso entrem em vigor no dia 1º de agosto. As estratégias estão sendo finalizadas pela equipe econômica e devem ser apresentadas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda esta semana. https://stories.cnnbrasil.com.br/economia/como-a-economia-brasileira-deve-ser-afetada-com-o-tarifaco-de-trump/


Fonte: CNN Brasil