Foto: Branco Gomes
Blogueiro e Radialista F. Cruz Canelinha em Caiçara do Rio do Vento com o locutor Juciê Lima de Riachuelo e o vereador Batista Melo de Jardim de Angicos
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, nesta segunda-feira (4), que a Camex (Câmara de Comércio Exterior) autorizou que o Brasil acione a OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre o tarifaço de Donald Trump. Segundo Alckmin, agora cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar a decisão de “como e quando fazer”. Como noticiado pela CNN, o Itamaraty pretende argumentar na OMC que o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil representa "sério risco à arquitetura internacional de comércio", além de descumprir obrigações dos Estados Unidos com os acordos da entidade e carecer de fundamento técnico. Para a diplomacia brasileira, um possível recurso ao mecanismo de solução de controvérsias da Organização "permitiria registrar, perante a comunidade internacional, o compromisso do Brasil com o sistema multilateral de comércio ". O Itamaraty avalia que as tarifas de Trump: Violam obrigações dos Estados Unidos em acordos firmados com a OMC; Extrapolam o campo comercial; Usam argumentos comerciais inverídicos; Representam risco econômico; Desestabilizam negociações multilaterais. As informações constam de nota técnica, produzida pelo Ministério das Relações Exteriores e obtida pela CNN, que analisa um possível contencioso no organismo. https://www.youtube.com/watch?v=ybA-f_--Q5w&pp=0gcJCccJAYcqIYzv O Brasil aponta que as medidas de Trump "configuram violações a obrigações centrais" do Gatt (Acordo Geral de sobre Tarifas e Comércio) e que "comprometem a previsibilidade e a estabilidade dos fluxos globais de comércio". O Itamaraty aponta ainda que as medidas são discriminatórias e "desprovidas de fundamento técnico ou respaldo em procedimentos regulares de defesa comercial", indicadno que, com o tarifaço, a Casa Branca descumpre obrigações com o organismo internacional
Fonte: CNN Brasil
ALRN: Deputados Estaduais Retomam Atividades Em Plenário Nesta Terça-Feira
Os deputados estaduais retomam atividades em Plenário nesta terça-feira (05) após duas semanas de recesso na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A volta das atividades coincide com a apreciação de projetos em sessão plenária e reuniões das comissões, além das sessões solenes e audiência públicas.
Durante o recesso dos deputados, a Casa funcionou normalmente com atendimento ao público, andamento dos processos legislativos internos, atuação técnica das comissões e serviços administrativos e institucionais mantidos.
No período, a Assembleia apreciou mais de 500 iniciativas, incluindo projetos de lei, audiências públicas, sessões solenes, campanhas educativas e ações de cidadania.