"Lula determinou todo apoio à população paranaense", diz Gleisi

 

 A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), foi neste sábado (09) a Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, uma das cidades mais afetadas pelo tornado que devastou a região.

 A comitiva incluiu o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni; e equipes da Defesa Civil.


Fonte: Brasil 247






Drone mostra devastação no Paraná após tornado que deixou 6 mortos e mais de 400 feridos


Imagens aéreas feitas por um drone neste sábado (8) mostram o rastro de destruição deixado pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, na tarde de sexta-feira (7). Casas foram completamente destruídas, telhados arrancados e veículos viraram nas ruas após os ventos fortes que atingiram a região.

 governador Ratinho Junior (PSD) foi até o município neste sábado e decretou estado de calamidade pública. Ele afirmou que equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão atuando diretamente no atendimento às vítimas, com a entrega de telhas, colchões, cestas básicas e kits de higiene.

“Seguimos em Rio Bonito do Iguaçu acompanhando os impactos do tornado. Nossas equipes prestam assistência às famílias e garantem apoio a quem perdeu tudo”, escreveu o governador nas redes sociais.

Segundo Ratinho Junior, uma força-tarefa da Sanepar e da Copel trabalha para restabelecer o fornecimento de água e energia elétrica. O DER/PR também atua na liberação das estradas que ficaram bloqueadas após o fenômeno.

O vídeo, divulgado pela MetSul Meteorologia, revela a gravidade da situação — com boa parte da área urbana severamente danificada. 

A cidade, que tem cerca de 14 mil moradores, contabiliza seis mortes confirmadas, 432 feridos, 28 desabrigados, mil desalojados e cerca de 10 mil pessoas afetadas de alguma forma pela tragédia.


Fonte: Agora RN